Sociedade Portuguesa de Aterosclerose faz campanha ‘online’ sobre doenças cardiovasculares

22 de Setembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) promove entre 24 e 29 de setembro uma campanha informativa 'online' para aconselhar doentes e desmistificar conceitos em torno das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo, segundo a organização.

A campanha decorre no âmbito do Dia Mundial do Coração (29 setembro), sob o lema “Atenção ao coração: SABER + sobre Colesterol”.

O objetivo é “consciencializar os portugueses para as doenças dos vasos sanguíneos e o seu impacto na saúde, nomeadamente em relação ao coração, cérebro e membros inferiores”, anunciou hoje a SPA, em comunicado.

Durante aqueles dias, serão lançados, no ‘site’ e redes sociais da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, seis vídeos dirigidos a doentes e pessoas em risco, quase toda a população adulta, de acordo com a Sociedade.

Os vídeos são da responsabilidade de médicos especialistas que integram a direção da SPA. Serão abordados temas como: fatores de risco cardiovascular; colesterol “bom e mau”, tratamentos que evitam enfartes, opções nas pessoas mais idosas; triglicéridos – uma gordura menos falada e a ameaça da diabetes.

“Apesar de termos um arsenal terapêutico cada vez maior e mais eficaz, importa não esquecer que é essencial alterar estilos de vida, adotando uma dieta mais equilibrada e introduzir a prática de exercício físico na rotina diária, de forma a atingirmos a nossa meta: redução da mortalidade prematura e dos eventos cardiovasculares em todas as faixas etárias, mas sobretudo abaixo dos 70 anos”, alertou a SPA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco genético da esquizofrenia pode ter origem na placenta, revela estudo

Um estudo internacional liderado pela UPV/EHU e Biobizkaia descobriu que parte do risco genético para esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão major está ligado a modificações epigenéticas na placenta. Publicado na Nature Communications, o trabalho abre caminho para estratégias preventivas pré-natais.

Dançar alivia o stress e reforça saúde mental, revela estudo internacional

Um estudo internacional liderado pelas universidades de Surrey, Radboud, Roehampton e do Sul da Dinamarca, publicado na Psychology of Sport & Exercise, revela que a dança é uma ferramenta eficaz no combate ao stress, promovendo resiliência e bem-estar através da expressão emocional, ligação social e libertação de hormonas como oxitocina e endorfinas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights