Variante Delta quase substituiu outras três variantes preocupantes

22 de Setembro 2021

A variante Delta da Covid-19, presente em 185 países, tomou em grande parte o lugar de outras três variantes também “preocupantes”, Alfa, Beta e Gama, que representam cada uma menos de 01% dos casos sequenciados.

O balanço foi hoje feito pela líder da equipa técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Covid-19, Maria Van Kerkhove, numa sessão de perguntas e respostas nas redes sociais.

Os vírus, como o SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, sofrem mutações, e o aparecimento no final do ano passado de variantes que representavam um risco acrescido para a saúde pública mundial levou a OMS a caracterizar as variantes como “a seguir” ou como “preocupantes”, para hierarquizar as atividades de vigilância e de investigação a nível global.

“O vírus predominante que circula atualmente é a variante Delta”, disse a responsável ao explicar a hierarquização.

“Este vírus tornou-se mais forte, é mais transmissível e está a competir, substituindo os outros vírus que circulam”, acrescentou.

A OMS decidiu nomear as variantes “a seguir” e “preocupantes” utilizando as letras do alfabeto grego, para evitar estigmatizar qualquer país e para facilitar a pronúncia dos nomes. Atualmente a organização considera as quatro variantes “preocupantes”, a Delta mas também a Alfa, a Beta e a Gama.

A OMS considerou também cinco outras variantes (Eta, Iota, Kappa, Lambda e Um) como a serem monitorizadas mas “despromoveu” três delas (Eta, Iota e Kappa), disse Maria Van Kerkhove.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights