Médicos em Benguela paralisam serviços por quatro dias em solidariedade com colega agredido

23 de Setembro 2021

O Sindicato Provincial dos Médicos de Benguela anunciou ontem que vai paralisar os serviços médicos na sexta-feira até segunda-feira, em solidariedade com um colega que foi agredido por familiares de uma paciente que morreu.

Numa nota de repúdio, os médicos manifestam “profundo descontentamento” com o caso, que ocorreu na terça-feira, no Hospital Geral de Benguela, com o médico António Dungula, que foi chamado a socorrer uma paciente devido ao agravamento do seu estado de saúde.

“Com muita tristeza, não houve êxitos no processo de ressuscitação cardiopulmonar, levando a mesma a óbito”, refere a nota, salientando que era responsabilidade do médico que assistiu a vítima de informar os familiares sobre o ocorrido.

“O Dr. Caluasse não fez diferente, e, portanto, mal informava a família, estes partiram para agressão moral e física contra o médico, culminando com traumatismo facial”, salienta a nota.

Pelo facto, sublinham os médicos, o Sindicato Nacional dos Médicos de Angola (Sinmea) em Benguela veio “repudiar veementemente tal ato, com tamanha indecorosidade por parte de quem o pratica”.

“Por esta razão, decide-se a paralisação dos serviços médicos, a partir do dia 24 até dia 27, garantindo os serviços de urgência. Em solidariedade ao colega e por outros casos que têm sucedido”, lê-se na nota.

Os médicos pedem às entidades competentes agilidade e seriedade no cumprimento da punição aos agressores.

“Caso não se efetue justiça como tal, pretendemos partir para atitudes mais rigorosas aumentando o tempo de paralisação sem data determinada”, afirmaram os médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights