Inspeção de Saúde dos Açores quer ouvir deputados do PS sobre máscaras com defeito

7 de Outubro 2021

A Inspeção Regional de Saúde requereu à Assembleia Regional dos Açores a audição do ex-presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e do ex-diretor regional de Saúde, Tiago Lopes, atuais deputados do PS, por causa da aquisição de máscaras com defeito.

O pedido feito pela inspetora da Saúde, Sílvia Pinto, a que a Lusa teve acesso, vai ser analisado hoje numa reunião da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que vai decidir se autoriza ou não que aqueles dois deputados socialistas sejam ouvidos no âmbito deste processo.

De acordo com o ofício, em causa está um “processo disciplinar especial de inquérito”, destinado ao “apuramento de eventuais responsabilidades” relativamente à aquisição no mercado asiático, em abril de 2020, de um milhão de máscaras FFP/KN95, de proteção contra a Covid-19, destinadas ao Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que supostamente não cumpriam os requisitos técnicos.

Na altura, a região desembolsou, através de um contrato por ajuste direto, pago em duas tranches, três milhões e 150 mil euros por aquele material de proteção hospitalar, que foi transportado de Xangai, na China, para Ponta Delgada, num voo extraordinário efetuado pela Azores Air Lines.

O executivo socialista de então, presidido por Vasco Cordeiro, confirmou, mais tarde, a existência de defeito no fabrico das máscaras e garantiu que o fornecedor iria substituí-las, mas isso não veio a ocorrer, pelo menos até à tomada de posse do novo executivo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM), formado após as eleições legislativas de outubro de 2020.

A Inspeção Regional de Saúde pretende agora ouvir os dois deputados do PS que, na altura dos factos, tinham responsabilidades diretas neste negócio, respetivamente, o presidente do Governo Regional e o responsável pela Autoridade de Saúde Regional, por considerar que os seus depoimentos são essenciais ao cabal esclarecimento da verdade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights