Polícia italiana dispersa protesto contra passaporte sanitário em Trieste

18 de Outubro 2021

A polícia italiana usou gás lacrimogéneo, jatos de água e carregou contra centenas de manifestantes para dispersar uma concentração de protesto no porto de Trieste contra o uso obrigatório do certificado sanitário da Covid-19.

Os manifestantes, a maioria estivadores e funcionários do porto de Trieste mas também ativistas antivacinas concentravam-se desde que entrou em vigor, sexta-feira, a apresentação obrigatória do certificado sanitário em Itália.

A concentração junto a uma das entradas do porto de Trieste, noroeste de Itália, não chegou a ser bloqueada pelos protestos mas a presença dos manifestantes atrasou a atividade portuária de forma significativa.

Os manifestantes de Trieste que estavam contra o uso obrigatório do passe sanitário usaram “Liberdade” como palavra de ordem durante o protesto.

Para dispersar o protesto, a polícia usou meios de força e acabou por carregar sobre os manifestantes que recusaram abandonar o local mostrando resistência.

Algumas pessoas foram detidas pela polícia.

Os sindicatos – CGIL, CISL e UIL, emitiram um comunicado conjunto em que pediam a “libertação do porto” referindo que apesar da “legitimidade das manifestações de dissidência” não se pode impedir “um porto e uma cidade” de gerar lucros e perspetivas de futuro.

“Não agravem esta situação porque, respeitando todas as ideias, pedimos que a maioria não seja refém de uma minoria”, acrescentaram os sindicatos que demonstraram não apoiar a concentração.

Os mesmos protestos contra o uso obrigatório do passe sanitário que atesta a vacinação completa contra o SARS CoV-2 registaram-se igualmente em Milão, no norte de Itália, onde houve confrontos entre a polícia e manifestantes durante o fim de semana passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights