Comissão Europeia felicita Bluepharma pelos 18 anos de adesão ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria

27 de Outubro 2021

A Comissão Europeia felicitou a Bluepharma pelas conquistas ambientais conseguidas ao longo dos 18 anos de adesão da empresa ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

A Bluepharma detém a certificação EMAS desde 2003, tendo sido a única indústria farmacêutica nacional e uma das 10 primeiras empresas em Portugal a obter este registo.

O EMAS é uma certificação assente num regulamento europeu que obriga as organizações a uma permanente superação de objetivos ambientais, apelando a uma visão estratégica integrada, permitindo às organizações responder de forma eficiente em termos de consumo de energia, água, emissões de dióxido de carbono, tratamento de resíduos, adoção de boas práticas de proteção do meio ambiente e preocupação com a comunidade.

No âmbito da comemoração dos 25 anos do EMAS, a Comissão Europeia homenageou as organizações que obtiveram os primeiros registos neste sistema. Em Portugal, existem 47 empresas certificadas, de diversos setores; na Europa, existem 28 indústrias farmacêuticas com esta certificação. A Bluepharma obteve o 8.º registo nacional há 18 anos.

Em Portugal, o organismo competente no âmbito deste regulamento é a Agência Portuguesa do Ambiente, existindo, por sua vez, verificadores acreditados que asseguram a conformidade das organizações que pretendem registar-se no EMAS. Na Bluepharma, esta verificação é realizada por um auditor com competência para tal, inserido na equipa da entidade certificadora APCER.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights