Sydney e Melbourne removem a quarentena de chegada para os australianos vacinados

1 de Novembro 2021

Os australianos e residentes permanentes que estejam completamente vacinados contra a Covid-19 podem regressar ao país a partir desta segunda-feira sem quarentena, embora tenham de aterrar nas cidades de Sydney e Melbourne.

A reabertura parcial das fronteiras, que o país fechou em março de 2020 e que proibiu os seus próprios cidadãos de deixar o território nacional, é referente às duas cidades mais populosas da Austrália, que representam cerca de 40% da população total, depois de atingirem a marca de 80% de vacinação total da população alvo.

Desde as primeiras horas, reinava no aeroporto da cidade de Sydney um sentimento de euforia, onde os passageiros internacionais chegavam em meio de gritos de excitação, lágrimas e flores, ao receberem os entes queridos.

“A Austrália está aberta. Os australianos estão de novo em viagem”, disse o primeiro-ministro, Scott Morrison, que esteve em Roma para a cimeira do G20.

A reabertura, que também permite a entrada livre de quarentena se os familiares dos habitantes locais forem vacinados, permite aos australianos e residentes abandonar o país pela primeira vez desde que a pandemia foi declarada.

As fronteiras internacionais da Austrália ainda não estão abertas aos estrangeiros que chegam ao país como turistas ou estudantes internacionais, enquanto os nacionais que têm uma ou nenhuma dose devem ainda passar pelas quarentenas obrigatórias de chegada e solicitar autorizações de saída excecionais.

Cerca de 1.500 dos milhares de pessoas no estrangeiro que pretendem regressar à Austrália deverão fazê-lo, em cerca de 20 voos para Sidney e Melbourne provenientes de países incluindo o Reino Unido e os EUA.

Apesar do reinício das chegadas internacionais às duas cidades, as capitais de estado de Nova Gales do Sul e Victoria estão mais atrás no objetivo da vacinação e ainda mantêm restrições de viagem entre as próprias jurisdições do país.

A Austrália, que recentemente superou um ressurgimento da Covid-19 ligada à variante delta, acumulou mais de 171.500 infeções e cerca de 1.750 mortes desde o início da pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights