Mutualista Covilhanense cria Unidade de Fibromialgia

2 de Novembro 2021

A Mutualista Covilhanense, na Covilhã, vai criar uma Unidade de Fibromialgia e Síndrome de Sensibilidade Central, cujas consultas médicas começam a partir do dia 09.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a Mutualista Covilhanense referiu que a nova valência será exclusivamente dedicada ao tratamento da fibromialgia e que resulta de uma parceria com o médico espanhol José Arranz Gil, especializado em tratar a doença.

Segundo a informação, além das consultas, esta unidade também pretende realizar uma investigação focada na Neuroestimulação Magnética Transcraniana de baixo campo em doentes de Fibromialgia, que tem como parceiros a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) e o Laboratório de Bioelectromagnetismo da Universidade Politécnica de Madrid.

O objetivo é “desenvolver um novo tratamento para a doença e depois aplicá-lo, caso se comprove a sua utilidade clínica”.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, sublinhou que “esta nova Unidade assume grande importância, não só porque vem possibilitar aos doentes com fibromialgia da região o acesso a consultas especializadas, com um médico especialista e experiente, como potenciar uma nova investigação”.

A informação detalhou que as consultas decorrem todas as terças-feiras da primeira quinzena de cada mês, sob marcação e que serão asseguradas pelo médico José Arranz Gil, que é doutorado pela Universidade de Alcalá e Henares (Madrid) com grau de excelência e professor associado convidado de Patologia Geral da Faculdade de Medicina da UBI.

As consultas estão abertas à população em geral, sendo que os associados da Mutualista Covilhanense beneficiam de descontos. O custo da primeira consulta é de 60 euros (associados) e de 70 euros (não associados), e as seguintes são no valor de 50 euros (associados) e de 55 euros (não associados).

Classificada pela Organização Mundial da Saúde apenas em 1990, a fibromialgia é uma doença crónica caracterizada por queixas neuromusculares dolorosas e difusas, mas também pela presença de pontos de dor em regiões específicas, fadiga extrema e perturbações do sono, entre outros sintomas. Ainda não são muito bem conhecidas as causas da doença. A gravidade dos sintomas torna a fibromialgia muito incapacitante, com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas afetadas. Estima-se que esta doença atinja cerca de 2% a 8% da população adulta em todo o mundo, dependendo dos países, em que 80 a 90% são mulheres.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights