Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH regressam este mês

3 de Novembro 2021

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, a 12 e 13 de novembro no Hotel de Guimarães, as XX Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH.

Com o objetivo de atualização técnica e científica, as XX Jornadas do NEDVI decorrem este ano sob o lema “Pandemia VIH – Novos Desafios em Tempos de Outra Pandemia”.

A sessão de abertura está agendada para as 15h30, e o programa arranca com a conferência “Importância da Creditação de competência em VIH/da creditação de competências em Medicina Interna”, com José Vera – coordenador do NEDVIH – como presidente e António Oliveira e Silva como conferencista.

Segue-se um momento de reflexão – “VIH/COVID 19 – Duas pandemias e duas realidades. O que aprendemos?” – moderado por Helena Sarmento e Cristina Teotónio, com intervenções subordinadas às temáticas “Impacto da Pandemia na prestação de cuidados” (Magda Fernandes); “Impacto imunológico do SARS-CoV2″ (Carlos Vasconcelos); “SARS-CoV-2 – Impacto como doença sistémica” (Pedro Guimarães Cunha e Margarida Serrado).

No dia seguinte, o programa tem seguimento com a discussão “Novas estratégias/Novas terapêuticas Moderadores”, que terá moderação de Inês Vaz Pinto e Alexandre Carvalho.

A tarde ficará ainda marcada pela intervenção de Alexandre Carvalho sobre “Modelo organizativo do atendimento em ambulatório a doentes com VIH, no âmbito da Medicina Interna”.

A 20.ª edição das Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) terminará com a habitual cerimónia de encerramento, desta vez com discursos de José Vera, Helena Sarmento e Alexandre Carvalho.

Por último, será realizada uma homenagem a Margarida Serrado e António Diniz, pelo trabalho desenvolvido no campo da infeção VIH.

Saiba mais aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights