BE e Câmara de Espinho preocupados com acesso difícil à vacinação em Gaia

4 de Novembro 2021

O BE alerta que os utentes de Espinho têm dificuldade em chegar ao centro de vacinação contra a Covid-19 em Vila Nova de Gaia, problema que o município do distrito de Aveiro reconheceu hoje, propondo-se reativar a inoculação local.

A denúncia do Bloco de Esquerda (BE) de Espinho surge depois de o centro de vacinação local ter sido encerrado e o processo de inoculação dos respetivos utentes ter passado para um espaço congénere na freguesia de Grijó, já no município vizinho de Gaia, no distrito do Porto.

“Estando no presente os maiores de 80 anos a ser convocados para a terceira toma [da inoculação contra a Covid-19], junto com a toma da vacina da gripe sazonal, é necessário garantir transporte àqueles que não podem contar com familiares, amigos ou vizinhos, nem dispõem de veículo próprio, nem tampouco têm recursos para suportar os custos de uma deslocação a Grijó”, diz o BE em comunicado.

O mesmo partido afirma que “não existe qualquer protocolo de colaboração entre o município de Espinho, as juntas de freguesia e as instituições da saúde” no sentido de facilitar essas deslocações, “o que resulta no desespero daqueles que procuram solução nos balcões de atendimento dos referidos serviços e são enviados de Pilatos para Herodes, sem que nenhuma dessas organizações se preste a dar resposta ao problema”.

O BE reivindica, por isso, que Câmara e juntas devem proceder à “urgente resolução deste tremendo constrangimento, pois cabe também ao poder local a garantia dos direitos de acesso aos cuidados de saúde”.

Questionado pela Lusa, o executivo camarário de Espinho reconhece o problema e diz-se “atento à situação”, informando que está “a trabalhar para encontrar uma solução que sirva verdadeiramente os interesses dos espinhenses”.

Fonte oficial da autarquia adianta: “Estamos em diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde, com a Administração Regional de Saúde do Norte, com o Agrupamento de Centros de Saúde [ACES] de Espinho e Gaia e com o núcleo de transição da ‘task force’ contra a Covid-19 para garantir os meios necessários para reativar o Centro de Vacinação de Espinho, que até dia 26 de setembro esteve em funcionamento na antiga Escola da Seara”.

A mesma fonte acrescenta que a Câmara também “formalizará em breve com o ACES de Espinho e Gaia a cedência de uma viatura e motorista para apoiar o processo de vacinação ao domicílio”.

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse, desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019 a Covid-19 já provocou mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo, entre cerca de 247,5 milhões de infetados.

Em Portugal, onde o primeiro caso de Covid-19 foi diagnosticado em março de 2020, a Direção-Geral da Saúde já registou 18.180 óbitos entre 1.092.666 casos de infeção confirmada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights