Figueira de Castelo Rodrigo aprova protocolo para operações gratuitas às cataratas

4 de Novembro 2021

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vai celebrar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho para permitir que os munícipes mais idosos realizem operações gratuitas às cataratas.

O protocolo na especialidade de oftalmologia a celebrar entre o município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, “que permitirá a realização de operações gratuitas às cataratas à população”, foi aprovado na quarta-feira, na reunião do executivo liderado por Carlos Condesso (PSD).

“Assim, os doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, irão ser selecionados através de consulta médica para serem operados gratuitamente, sempre em articulação e colaboração com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo”, adianta o município em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, a medida da autarquia tem como objetivo “aumentar a qualidade de vida dos seus munícipes, em particular dos mais idosos, que conseguem com esta operação ver melhorada a sua capacidade de visão, proporcionando-lhes uma vida mais autónoma”.

O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, citado no comunicado, refere que uma das competências da autarquia é “a promoção do bem-estar da sua população, designadamente na área da saúde”.

De acordo com o responsável, com a medida, vai ser possível “operar gratuitamente, até ao fim do ano, cerca de 30 pessoas”.

Carlos Condesso destaca ainda na nota a “grande dificuldade” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “em dar respostas atempadas a esta problemática que afeta muitos idosos, nomeadamente a atual situação de rutura que existe no Hospital da Guarda na especialidade de oftalmologia”, considerando de “extrema importância o protocolo agora aprovado”.

Para o autarca social-democrata, é “lamentável que as Câmaras se tenham de substituir cada vez mais ao SNS” para garantirem qualidade de vida às suas populações.

O responsável lamenta, ainda, o “abandono do Governo relativamente ao atual estado da Saúde das populações do interior” do país.

O protocolo a celebrar com a Fundação Álvaro Carvalho foi aprovado na última reunião do executivo municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, com os votos contra dos dois vereadores eleitos pelo PS, segundo a autarquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

Primeiro inibidor da BTK aprovado para LCM na Europa

A EMA aprovou o acalabrutinib (Calquence®) como o primeiro e único inibidor da BTK para tratamento de adultos com linfoma das células do manto, tanto em doentes não tratados previamente como em casos de recidiva ou refratários, marcando um avanço terapêutico significativo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights