“O Maior acompanhado – perspetiva jurídica e clínica” é o tema do primeiro encontro, que se realiza dia 11 de novembro entre as 21h00 e as 22h30. “Pretendemos analisar o estatuto de ‘Maior acompanhado’, as suas implicações e a importância do reconhecimento das situações em que se justifica instituir esse regime em tempo oportuno”, afirma António Carneiro, coordenador do NEBio.
Dia 09 de dezembro, também entre as 21h00 e as 22h30, tem lugar o segundo encontro, subordinado ao tema “O luto prepara-se – quando e como”. Segundo o NEBio, a preparação para a perda é um dos aspetos mais desleixados no acompanhamento das situações graves, incluindo as situações de fim de vida. Para António Carneiro, se “os clínicos e o cidadão forem capazes de compreender a importância do problema, se souberem como podem minimizar as consequências promovendo o reconhecimento precoce e o acompanhamento adequado, em tempo oportuno, prestam um inestimável contributo para minorar a gravidade dos lutos mal resolvidos”.
Esta iniciativa realiza-se em parceria com a CES do Hospital da Luz Arrábida e a CES da Escola Superior de Saúde de Sta. Maria e conta com o patrocínio da Bayer.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments