Ministro da Defesa realiza visita à Guiné-Bissau em meados de dezembro

14 de Novembro 2021

 O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, disse este sábado, em Bissau, que o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, realiza uma visita à Guiné-Bissau em meados de dezembro.

A visita é “dentro do quadro daquilo que são as excelentes relações entre Portugal e a Guiné-Bissau tal e qual foi a minha visita, no sentido de reforçar as relações entre as Forças Armadas de Portugal e da República da Guiné-Bissau, o senhor ministro da Defesa virá em meados de dezembro no quadro daquilo que são também as relações a nível político”, afirmou o almirante Silva Ribeiro.

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, que iniciou hoje uma visita oficial, falava aos jornalistas no final de um encontro com o ministro da Defesa guineense, Sandji Fatti, depois de se ter reunido com o seu homólogo guineense, Biagué Na N’Tan, e ter depositado uma coroa de flores em homenagem aos antigos combatentes portugueses no cemitério de Bissau.

“No fundo, a minha visita destina-se a preparar a visita do senhor ministro, fazendo um conjunto de visitas que nos permitirão aprofundar um pouco mais as perspetivas de futura cooperação entre as Forças Armadas portuguesas e as da Guiné-Bissau”, afirmou.

O almirante Silva Ribeiro destacou também que durante a visita do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, deverá ser assinado o novo programa quadro da cooperação.

O novo programa quadro da cooperação tem um “conjunto de projetos que são do interesse da Guiné-Bissau e há um comprometimento de Portugal de contribuir para a capacitação daquilo que são os elementos essenciais de atuação das Forças Armadas da Guiné-Bissau”, salientou.

Durante a sua estada em Bissau, que vai prolongar-se até dia 18, o almirante Silva Ribeiro vai também dar uma conferência sobre noções de liderança e gestão identificadas durante a pandemia do novo coronavírus no auditório do centro cultural português em Bissau.

A visita inclui também deslocações ao Hospital Militar, aos três ramos das Forças Armadas guineenses e ao centro de formação de Cumuré, a cerca de 50 quilómetros de Bissau.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

Projeto pretende simplificar prestação de cuidados domiciliários

Advertisement

“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC). O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação de cuidados domiciliários especializados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This