Informar e sensibilizar doentes e público em geral sobre o cancro do pulmão é o principal objetivo da campanha lançada pela Pumonale. Por se tratar de uma doença com diferentes caraterísticas em cada doente a associação visa salientar que “as diferentes situações implicam diferentes necessidades no cuidado ao doente com cancro do pulmão”.
A Pulmonale explica que ” existem vários tipos de cancro, com abordagens de diagnóstico e tratamento distintas, diferentes evoluções e prognósticos.”
Por este motivo a presidente da associação, Isabel Magalhães, defende que “é importante que todos estejamos informados, sejam doentes, mas também o público em geral. Um das principais objetivos que temos é informar, sensibilizar o população em geral sobre o cancro do pulmão. Alertar para a prevenção e para a importância do diagnóstico precoce, sensibilizar para a singularidade de cada cancro, com necessidades de abordagem de tratamentos diferentes. Apelar ainda para um maior envolvimento e participação do doente na gestão da sua própria doença”.
Hoje foi divulgado o segundo vídeo da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”, disponível Aqui.
O cancro do Pulmão é o cancro responsável por 11,6% de todos os casos de cancro. Em 2020, em Portugal, de 5.400 novos diagnósticos desta doença, 4.797 resultaram em mortes.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments