Pulmonale divulga segundo testemunho da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”

15 de Novembro 2021

No âmbito do mês de sensibilização do cancro do pulmão, novembro, a Pulmonale, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, desenvolveu a campanha "Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais". A iniciativa conta a história vários doentes, alertando para a "singularidade de cada cancro". O segundo testemunho foi divulgado esta segunda-feira no YouTube. 

Informar e sensibilizar doentes e público em geral sobre o cancro do pulmão é o principal objetivo da campanha lançada pela Pumonale. Por se tratar de uma doença com diferentes caraterísticas em cada doente a associação visa salientar que “as diferentes situações implicam diferentes necessidades no cuidado ao doente com cancro do pulmão”.

A Pulmonale explica que ” existem vários tipos de cancro, com abordagens de diagnóstico e tratamento distintas, diferentes evoluções e prognósticos.”

Por este motivo a presidente da associação, Isabel Magalhães, defende que “é importante que todos estejamos informados, sejam doentes, mas também o público em geral. Um das principais objetivos que temos é informar, sensibilizar o população em geral sobre o cancro do pulmão. Alertar para a prevenção e para a importância do diagnóstico precoce, sensibilizar para a singularidade de cada cancro, com necessidades de abordagem de tratamentos diferentes. Apelar ainda para um maior envolvimento e participação do doente na gestão da sua própria doença”.

Hoje foi divulgado o segundo vídeo da campanha “Não há dois pulmões iguais. Não há dois cancros iguais”, disponível Aqui.

O cancro do Pulmão é o cancro responsável por 11,6% de todos os casos de cancro. Em 2020, em Portugal, de 5.400 novos diagnósticos desta doença, 4.797 resultaram em mortes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights