Publicada portaria para reconhecimento de especialista em física médica

16 de Novembro 2021

O regulamento para o reconhecimento de especialista em física médica foi esta terça-feira publicado em Diário da República e visa assegurar uma “adequada proteção” aos utentes sujeitos a procedimentos de radiologia e medicina nuclear.

A portaria, que entra em vigor na quarta-feira, determina as condições do processo de formação, certificação e renovação do título de especialista em física médica.

Assente numa diretiva europeia, a portaria visa assegurar “a proteção de pessoas que, direta ou indiretamente, possam sofrer os efeitos da exposição a radiações em procedimentos de radiologia de diagnóstico e intervenção, de medicina nuclear e de radioterapia, regulando o acesso ao título de especialista em física médica”.

Para tal, é necessário que o profissional frequente um programa de formação com a duração de quatro anos, num serviço que venha a ser reconhecido como idóneo para o efeito, adianta o Ministério da Saúde numa nota à comunicação social.

Relativamente aos profissionais que se encontram a exercer funções em áreas da física médica, nomeadamente nos institutos portugueses de oncologia (IPO), a portaria estabelece um regime transitório que prevê o reconhecimento automático, desde que seja comprovado tempo de exercício profissional contínuo, por parte dos profissionais já detentores de certificado de especialista em física médica.

Quem não for detentor do certificado de especialista poderá obter o reconhecimento através de experiência comprovada por um período mínimo de cinco anos, ou, não se verificando este requisito, após a frequência de módulos formativos que venham a ser estabelecidos pelo Conselho de física médica.

A portaria envolveu as áreas governativas da Saúde, Ensino Superior, Ambiente, Trabalho e Administração Pública, e está alinhada com as orientações europeias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This