Governo nomeia Maria Filomena Mendes para Administração de Saúde do Alentejo

18 de Novembro 2021

A demógrafa e professora universitária Maria Filomena Mendes iniciou na quarta-feira funções de presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, após o anterior conselho diretivo, liderado por José Robalo, ter terminado mandato, revelou a tutela.

Fonte do Ministério da Saúde confirmou à agência Lusa que a tutela procedeu “à substituição” do conselho diretivo da ARS do Alentejo, “com efeitos ao dia de hoje [ontem]”, por o anterior ter terminado mandato.

“A presidente do conselho diretivo é a professora Maria Filomena Ferreira Mendes”, indicou a mesma fonte, referindo que “o despacho de nomeação seguiu para publicação em Diário da República (DR)”.

Maria Filomena Mendes, que era, até agora, presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), informou ontem os profissionais da unidade hospitalar da sua nomeação para a ARS do Alentejo.

Na mensagem interna, a que a Lusa teve acesso, a nova presidente da ARS do Alentejo explicou que as suas funções no HESE cessaram por causa da sua nomeação, indicando que se mantêm “em funções os demais membros do conselho de administração”.

“Cumpre-me manifestar o meu grande apreço e gratidão para com todos os profissionais do HESE, que, no decurso do mandato do presente conselho de administração, não regatearam os seus esforços para que os utentes” da região “tivessem sempre tido, e continuam a ter, acesso a serviços de saúde com o mais elevado padrão de qualidade, pese embora as determinantes restritivas ligadas às atuais instalações e aos constrangimentos resultantes das circunstâncias pandémicas”, acrescentou.

Licenciada em Economia e doutorada em Sociologia, na especialidade de Demografia, pela Universidade de Évora, Maria Filomena Mendes presidia ao hospital de Évora desde 2016, depois de já ter liderado o HESE entre 2009 e 2013.

Em 1980, começou a lecionar na Universidade de Évora, da qual é ainda investigadora, especializada nas questões ligadas à natalidade e fecundidade em Portugal.

A Lusa tentou ontem contactar Maria Filomena Mendes, mas as varias tentativas foram infrutíferas.

José Robalo era presidente do conselho diretivo da ARS do Alentejo desde outubro de 2011.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights