Projeto ‘Informar sem Dramatizar’ quer chegar a todas as escolas do país com esclarecimentos sobre as doenças raras

7 de Dezembro 2021

O projeto piloto 'Informar sem Dramatizar', criado pela RD-Portugal para desconstruir mitos e ampliar o conhecimento sobre as doenças raras junto dos mais jovens, arranca esta semana em 10 escolas do primeiro ciclo.

O projeto começa no primeiro ciclo, em cinco escolas públicas e cinco privadas ou semi privadas – cinco na Grande Lisboa (três no Estoril, no concelho de Cascais, uma em Lisboa e outra na Charneca da Caparica, no concelho de Almada), duas na Ilha da Madeira (Prazeres e Fajã da Ovelha, ambas no concelho da Calheta), uma na zona Centro (Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha), uma na zona Sul (Portimão) e uma na Ilha de São Miguel (Ponta Delgada).

Paulo Gonçalves, presidente da RD-Portugal, revelou o principal objetivo desta iniciativa: “ser feita uma avaliação do projeto para posterior alargamento a nível nacional no 1.º ciclo e aos restantes níveis de ensino. O nosso propósito é acabar com os mitos associados a estas doenças e ajudar a sensibilizar todas as crianças e jovens do País, para que (…) [estes] possam ser agentes de mudança”.

“Trata-se de um projeto gratuito para as escolas e para os alunos e integralmente implementado pelas escolas, seguindo as orientações dadas e materiais fornecidos”, acrescentou Paulo Gonçalves. “Foram ainda elaborados questionários de avaliação e de recolha de sugestões e comentários por parte dos professores, alunos e encarregados de educação, tornando este projeto uma verdadeira parceria.”

Os conteúdos foram desenvolvidos por uma equipa da RD-Portugal, com o apoio da designer Inês Gaspar.

Na semana passada, a RD-Portugal organizou sessões de esclarecimento para professores.

As escolas interessadas em acolher o projeto podem inscrever-se através do email isd.rdportugal@gmail.com, indicando o número de turmas e de alunos em cada turma.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights