CCDR Centro premeia projetos de Envelhecimento Ativo de Cantanhede, Leiria e Aveiro

8 de Dezembro 2021

Os projetos do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Sociedade Artística Musical dos Pousos e Universidade de Aveiro são os vencedores do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro, anunciou hoje a organização.

Os vencedores da quarta edição deste concurso, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, foram revelados ao final da tarde, no 8.º Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorreu em Coimbra.

De acordo com a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, “torna-se premente promover e potenciar políticas para um envelhecimento cada vez mais saudável e ativo”, tendo em conta “o desafio demográfico da região Centro, que apresenta uma população bastante envelhecida”.

Ao todo, estiveram em concurso 145 candidaturas, que envolveram 123 entidades, “números que muito orgulham [a CCDR] e que são um estímulo ao desenvolvimento de novos projetos e parcerias e ao aparecimento de novas formas de promoção do envelhecimento ativo e saudável”.

“É, para nós, fundamental disseminar o conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, para que estas práticas e projetos possam ser replicados em toda a região”, sublinhou ainda.

O projeto “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, venceu a categoria Conhecimento+ e baseia-se no desenvolvimento de capas coloridas para equipamentos de auxílio à marcha, através da tecnologia de impressão 3D.

São destinadas a seniores que frequentam espaços públicos e instituições de acolhimento.

O principal contributo do projeto foi detetar o processo de estigma associado a estes equipamentos no envelhecimento e melhorar a qualidade da mobilidade por meio de um projeto que supere este estigma social, provendo a sua personalização e conexão emocional entre o equipamento e o sujeito sénior.

O “Hospital amigo dos + velhos”, promovido pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, foi o vencedor na Categoria Saúde+, que teve a concurso 40 boas práticas.

Este projeto assenta num programa que visa a implementação sistemática de intervenções baseadas em boas práticas dirigidas aos idosos que são utentes do hospital, partindo de quatro elementos base: a motivação, a medicação, o estado mental e a mobilidade.

Na categoria Vida+, com 98 candidaturas submetidas, venceu o projeto “Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, em Leiria.

Através da criação de uma programação de concertos de bolso, o público-alvo tem acesso a fruir de cultura, em suas casas, no seu espaço, podendo convidar familiares e amigos, através da oferta de um bilhete, para assistirem a um espetáculo cultural escolhido por si.

Este projeto contribui para reduzir o nível de solidão e isolamento do idoso, pois, através da fruição cultural, de sua preferência, potenciam a socialização cultural e reduzem o sentimento de solidão, ativando a saúde mental e física.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights