Nova Caledónia diz não à independência da França em terceiro referendo

12 de Dezembro 2021

A população da Nova Caledónia rejeitou este domingo a independência do território pertencente à França, segundo os resultados definitivos do terceiro referendo, marcado pelo apelo ao boicote dos independentistas e por uma forte abstenção nas urnas.

De acordo com os resultados oficiais, 96,49% dos eleitores manifestaram-se contra a independência do arquipélago situado no Pacífico Sul, contra 3,51% defensores do ‘sim’.

O terceiro referendo ficou marcado por uma menor adesão às urnas do que nos dois anteriores referendos, com uma participação de 43,90%.

Os separatistas anunciaram que não iriam às urnas, alegando a impossibilidade de organizar “uma campanha justa” devido aos efeitos da pandemia de Covid-19 no território, e apelaram para que o resultado da consulta não seja reconhecido.

O Governo francês, que só controla a segurança e a justiça no território, já fez saber que a queda da participação neste terceiro referendo não põe em causa o resultado, embora tenha apelado para ter em conta as três consultas e constatar que a população está fortemente dividida.

Fontes do Ministério do Ultramar indicaram que o terceiro referendo, que põe fim aos acordos assinados em 1998, não significa o fim do processo político no arquipélago e anunciaram a abertura de negociações entre todas as partes.

Em junho, em Paris, os caledonianos decidiram com o Estado que, a partir do dia 12 de dezembro, se abriria “um período de estabilidade e convergência” para preparar o processo de independência até junho de 2023, se ganhasse o “sim”.

O diálogo não será tão fácil, já que o partido da independência FLNKS e os nacionalistas já avisaram que rejeitam qualquer reunião com o ministro do Ultramar, Sébastien Lecornu, antes das eleições presidenciais francesas em abril de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights