Presidente de Cabo Verde toma 3.ª dose e destaca “cultura vacinal” do país

14 de Dezembro 2021

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, tomou esta terça-feira a terceira dose de vacina contra a Covid-19, pediu a adesão de todos e destacou a “cultura vacinal” do país desde a independência nacional.

“É um sentimento de mais segurança e também de mais solidariedade com todas as cabo-verdianas e todos os cabo-verdianos. Todos nós devemos proteger-nos para podermos proteger os outros”, disse o chefe de Estado, após receber a terceira dose de vacina contra a Covid-19, no centro de Saúde de Achada de Santo António, na cidade da Praia.

José Maria Neves, de 61 anos, aproveitou para apelar a todos para tomarem a vacina para que Cabo Verde se veja livre da pandemia, possa retomar a normalidade, o crescimento económico e resolver os diferentes problemas resultantes da crise pandémica.

Instado a fazer uma avaliação da situação atual em termos de vacinação no país, o Presidente da República disse que “funcionou muito bem”, graças à “cultura de vacinação” que vem desde a independência do arquipélago, conseguida de Portugal em 1975.

“Temos programas periódicos de vacinação e desta vez os serviços de saúde, que funcionam, deram uma resposta muito positiva à pandemia e ao programa de vacinação”, elogiou, referindo que Cabo Verde é um dos países africanos em condições de poder cumprir a taxa mínima de vacinação até final do ano.

Tendo em conta o aproximar da época festiva do Natal e do Ano Novo e a proliferação de atividades que propiciam aglomerações, José Maria Neves pediu às pessoas para continuarem a cuidar-se, lembrando que o país e o mundo ainda estão em pandemia da Covid-19.

Particularmente em Santiago Norte, o chefe de Estado apelou aos jovens para aderirem mais à. “É fundamental ultrapassarmos os ruídos, os preconceitos, as notícias falsas para garantirmos que toda a população cabo-verdiana esteja vacinada”, reforçou, apelando igualmente à prevenção e respeito pelas orientações dos organismos da saúde.

Até segunda-feira, país tinha uma taxa de cobertura vacinal dos adultos de 83,4% com a primeira dose e 69,6% já estão completamente vacinados.

Desde 22 de novembro que iniciou a dose de reforço (a 3.ª), destinada às pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos, profissionais de saúde, pessoal de bombeiros e proteção civil.

Na quinta-feira, Cabo Verde vai começar a vacinar cerca de 60 mil crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos com as 200 mil vacinas da Pfizer doadas pelos Estados Unidos.

Nessa faixa etária em concreto, o Presidente aproveitou para apelar a todos os pais e encarregados de educação, professores e vizinhos para mobilizarem os adolescentes para a vacinação.

“Estamos a contribuir para debelar o vírus aqui em Cabo Verde e é fundamental que os adolescentes vacinem e tenham condições para, estando imunizados, proteger os pais, os avós e Cabo Verde”, mostrou o Presidente da República.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde registou um total de 38.503 casos positivos acumulados de Covid-19, dos quais 38.062 foram dados como recuperados, 351 óbitos e há 65 casos ativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights