Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira decidem hoje formas de luta

14 de Dezembro 2021

Indignados com o rompimento do diálogo social por parte da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) a trabalhar no SESARAM, EPERAM vão reunir-se hoje à tarde, em plenário, para decidir formas de luta. 

Para Roberto Silva, responsável regional desta estrutura sindical, “é completamente incompreensível o rompimento do processo de negociação política que estava a ser realizado entre a Secretaria Regional da Saúde e os representantes dos TSDT”. Em cima da mesa estão questões como a revisão da carreira destes Técnicos Superiores, a atribuição de pontos ou a atribuição de subsídio de risco.

“São diversas as matérias a serem negociadas, sendo que algumas resultam de compromissos políticos assumidos pelo Governo Regional e que compete à Secretaria Regional da Saúde a negociação, outras resultam da resposta ao processo pandémico e outras ainda de diversas situações que têm sido atempadamente reportadas ao Secretário Regional”, refere Silva.

Segundo o responsável sindical desde o início do verão que têm sido solicitado o agendamento de uma reunião com a Secretaria Regional, não tendo havido até ao momento qualquer disponibilidade.

O Plenário terá lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, entre as 13h00 e as 16h00, onde vão decidir se encetam um processo de luta pela defesa dos direitos destes profissionais de saúde.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica todas as formas de luta estão em cima da mesa.

Atualmente existem cerca de quatro centenas de TSDT dependentes da Secretaria Regional da Saúde em áreas como a Saúde Ambiental, as Análises Clínicas, a Radiologia, a Fisioterapia entre outras 15 profissões nas áreas do Diagnóstico e Terapêutica.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights