101 reclusos e 36 guardas prisionais infetados, surtos em via de resolução

16 de Dezembro 2021

Um total de 101 reclusos são atualmente casos confirmados de covid-19, havendo ainda registar 42 casos ativos entre trabalhadores da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), incluindo 36 guardas prisionais, informou hoje a DGRSP.

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP refere que no universo de 11.400 reclusos registam-se 101 casos ativos, sendo o número de casos clinicamente recuperados de 1.142.

Quanto aos trabalhadores da DGRSP, existem, de momento, 42 casos ativos, repartidos por 36 guardas prisionais, um profissional de saúde e 5 outros funcionários. O número de trabalhadores da DGRSP clinicamente recuperados atinge os 670.

A DGRSP menciona ainda que atualmente há dois surtos de covid-19 em vias de resolução, um no Estabelecimento Prisional de Alcoentre envolvendo 11 reclusos e outro no Estabelecimento Prisional de Coimbra, atingindo 60 reclusos de uma única ala.

“Conforme o protocolado nos planos de contingência da DGRSP, os reclusos positivos, embora assintomáticos, encontram-se sob vigilância clínica nos espaços Covid do Estabelecimento Prisional do Porto e do Hospital Prisional de São João de Deus em Caxias, sendo que os primeiros reclusos que acusaram positivo nestes dois surtos estão a guardar alta clínica”, esclarece a DGRSP.

De acordo com a DGRSP, a taxa de cobertura vacinal dos trabalhadores é de 87,96%, enquanto a dos reclusos é de 92,42% e a dos jovens internados em Centros Educativos é de 88,42%.

A informação prestada pela DGRSP indica ainda que até ao momento foram realizados 56.157 testes (PCR e rápidos), resultantes de rastreios na sequência de casos suspeitos ou casos confirmados, protocolo entre DGRSP/INEM/INSA para profissionais dos Estabelecimentos Prisionais, protocolo entre DGRSP/INEM/INSA para reclusos entrados e em quarentena e testes aos internados no Hospital Prisional São João de Deus.

Questionado pela Lusa sobre as medidas de contingência em que irá decorrer o Natal nas prisões, a DGRSP responde que “no que se refere às festividades de Natal, estas não devem ter convidados externos, devendo ser organizadas apenas com as pessoas das respetivas unidades orgânicas”.

O universo da DGRSP abrange cerca de 20 mil pessoas entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights