Biden vai mobilizar pessoal médico militar para apoiar hospitais

21 de Dezembro 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar esta terça-feira novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, como a mobilização de pessoal médico militar para apoiar hospitais e a compra de 500 milhões de testes.

Segundo uma fonte da Casa Branca, Biden deverá ainda anunciar medidas de maior apoio aos hospitais, o aumento da disponibilidade de testes gratuitos e a ampliação dos espaços para vacinação, na sua estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus durante o inverno.

Para ter mais profissionais nos hospitais, Biden instruiu o secretário de Defesa, Lloyd Austin, a colocar de prontidão cerca de 1.000 militares – entre médicos, enfermeiros e paramédicos – que serão destacados, se necessário, durante os meses de janeiro e fevereiro.

O pessoal médico federal também estará imediatamente disponível para apoiar os governos estaduais.

O Presidente norte-americano ordenará ainda à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) para designar pessoal para um centro nacional de coordenação de resposta e pedirá que equipas de especialistas dessa entidade avaliem as necessidades hospitalares dos estados e territórios.

As ações incluem garantir o fornecimento de milhares de máscaras individuais de proteção e mais de 100 mil ventiladores.

Biden vai também anunciar medidas para aumentar o acesso a testes gratuitos, providenciando a instalação de novos espaços de testagem geridos pelo Governo federal.

Outra medida que fortalecerá a capacidade de diagnóstico da doença de Covid-19 será a compra pelo Governo de cerca de 500 milhões de testes rápidos para serem realizados em casa, que começarão a ser distribuídos em janeiro.

Segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a Ómicron já é a variante dominante do coronavírus nos Estados Unidos, sendo responsável por 73% das novas infeções na semana passada.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights