Erradicação universal da hepatite C em debate nos Açores

27 de Janeiro 2023

A ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores realiza hoje, das 09h00 às 13h30, no Hotel Verde Mar&Spa, na Ribeira Grande, o II Encontro sob o mote “Erradicação da Hepatite C e a abordagem aos comportamentos aditivos e novas substâncias psicoativas”.

A sessão vai contar com a participação de Rui Tato Marinho, diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, que vai abordar o “Programa Nacional para as Hepatites Virais – No caminho da eliminação da Hepatite C em Portugal”; Francisco Pascual, presidente da Socidrogalcohol (Sociedade Científica Espanhola de Estudos sobre o Álcool e Alcoolismo e outras dependências de drogas), que irá expor os “Programas de microeliminação de VHC em grupos vulneráveis – Contribuições da Socidrogalcohol” e Benjamim Climent, membro da Sociedade Espanhola de Medicina de Urgências e Emergências. A moderação ficará a cargo de Sérgio Oliveira, editor da Revista Dependências, e Maria Antónia Duarte, diretora do Serviço de Gastrenterologia do Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada), será comentadora.

“Dos 1 211 utentes da ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, apenas 291 estão atualmente rastreados à hepatite C. O nosso objetivo era rastrear cerca de 60% dos utentes até dezembro de 2022, mas só cerca de 25% foi alcançado”, alerta Suzete Frias, diretora-geral da ARRISCA, acrescentando que “os números estão ainda muito aquém daqueles que a associação aspirava há uns meses, aquando da apresentação do projeto ‘HépaerradiCar’. Daí neste momento ser fundamental alargar aos profissionais das unidades de saúde de ilha e outros parceiros formação neste âmbito”.

A ARRISCA pretende informar e sensibilizar a comunidade local sobre as hepatites virais, encorajando a prevenção, diagnóstico através de rastreio precoce e tratamento, no sentido de cumprir as respetivas metas para 2030, ou seja, a erradicação da hepatite viral como ameaça global à saúde pública.

Esta iniciativa conta com o apoio da AbbVie, Rotary Club de Ponta Delgada e Laboratórios Germano de Sousa e com a chancela do Governo dos Açores.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights