Itália determina uso obrigatório de máscara na via pública

24 de Dezembro 2021

O governo italiano determinou ontem obrigatório uso da máscara cirúrgica na via pública em todo o país, para controlar a disseminação da variante Ómicron da Covid-19, anunciou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, após uma reunião de gabinete.

O governante não adiantou a partir de que data a medida será aplicada, mas acrescentou que a máscara de proteção passará a ser obrigatória no acesso aos cinemas, teatros, eventos desportivos e transportes públicos.

“É uma fase difícil” que o país atravessa face ao surto de contaminações pela variante Ómicron da Covid-19, reconheceu Roberto Speranza, assegurando que as novas medidas “podem criar uma proteção mais forte” para a população italiana e para o Serviço Nacional de Saúde.

O governo decidiu, portanto, reduzir a partir de 01 de fevereiro de 2022 a validade do certificado de saúde de nove para seis meses e também diminuir o tempo para a inoculação da terceira dose, que inicialmente estava estabelecido em seis meses – já foi reduzido para cinco meses e agora deve cair para quatro.

A data de entrada em vigor deste período de quatro meses será decidida em breve, indicou o ministro da Saúde.

Em relação às restrições, além do uso obrigatório de máscara, estão proibidos eventos e festas que envolvam a participação de muitas pessoas até ao final de janeiro, cancelando todos espetáculos de passagem de ano.

As discotecas e os bares também vão permanecer encerrados até 31 de janeiro.

“O governo elevou ainda mais o nível de alerta” à Covid-19, garantiu o governante, na véspera dos “dias especiais que estão a chegar agora, Nata e Ano Novo”.

De acordo com um relatório divulgado ontem pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), a variante Ómicron é responsável por cerca de 28% dos casos de infetados em Itália.

“Mesmo que os resultados ainda sejam preliminares, a estimativa confirma a alta velocidade de propagação desse variante, que parece provocar focos de contaminação em pouco tempo e está prestes a tornar-se rapidamente na variante predominante, como já é em vários outros países europeus”, comentou o presidente da ISS, Silvio Brusaferro, citado em comunicado.

Em Itália, já morreram mais 136 mil pessoas devido à pandemia.

Apesar de uma alta taxa de vacinações – mais de 85% da população com mais de 12 anos está totalmente vacinada, quase 89% receberam pelo menos uma dose e já foram inoculadas 3,5% das crianças dos cinco aos 11 anos – o número de casos continua a subir.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights