Moçambique promove ensaio clínico para avaliar combinação de duas vacinas contra a Covid-19

27 de Dezembro 2021

O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique iniciou esta segunda-feira um ensaio clínico para avaliar a combinação de duas vacinas diferentes contra a Covid-19, anunciou a entidade.

O estudo avaliará a segurança e imunogenicidade de um esquema usando as vacinas Vero Cell e Johnson & Johnson, administradas com 28 dias de intervalo, disse Ilesh Jani, diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde, durante o lançamento da pesquisa no distrito de Marracuene, província de Maputo.

A pesquisa é liderada pelo INS e conta com o financiamento da Coligação para a Inovação na Preparação de Resposta às Epidemias (CEPI), além do apoio do Instituto Internacional de Vacinas (IVI).

Para o diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, caso seja constatada a eficácia nos resultados da pesquisa, o país passará a ter uma nova resposta para os problemas de disponibilidades das vacinas.

“Os esquemas que estamos a usar agora amarram-nos a determinadas combinações das vacinas”, lamentou Ilesh Jani.

Desde o anúncio do primeiro caso, em março do ano passado, Moçambique conta com um total acumulado de 1.968 óbitos devido a Covid-19 e 171.502 infeções.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights