Açores consideram “inaceitável” exclusão de farmacêuticos da residência nacional

4 de Janeiro 2022

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos reivindicou esta terça-feira a inclusão dos profissionais dos Açores na residência farmacêutica nacional, exclusão que o presidente do Governo Regional considerou “inaceitável” e que vai "lutar" para corrigir.

“No continente levou-se muito tempo” para avançar com a carreira profissional, contrariamente aos Açores, “acabando por sair diplomas que excluem, por omissão, os profissionais farmacêuticos das regiões autónomas e, neste caso concreto, da Região Autónoma dos Açores, da residência farmacêutica”, que funciona como internato, como no caso dos médicos, disse Ana Paula Correia.

A bastonária falava em Ponta Delgada, onde manteve hoje uma reunião com o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

Ana Paula Correia diz que esta questão não pode “ficar como está” e “tem que ser alterada”, tendo pedido ao presidente do Governo dos Açores – que, “de facto, tem tido uma grande atenção ao tema da saúde” e seus profissionais – que dê “garantias que lutará para que esta situação se corrija”.

O presidente do Governo açoriano defendeu que esta situação é “inaceitável” e disse que “tudo será feito, no quadro do novo Governo, para que seja resolvida”.

José Manuel Bolieiro frisou que, apesar desta matéria não ser da responsabilidade dos órgãos de governo próprio dos Açores, vai “lutar em parceria e de forma solidária com a Ordem dos Farmacêuticos para que a situação seja resolvida pela via mais célere possível, seja pela via interpretativa e integradora da omissão ou por uma necessária alteração da legislação nacional”.

O chefe do executivo dos Açores referiu que tem vindo a trabalhar com a Ordem dos Farmacêuticos e contado com o seu “empenho na identificação das motivações para se fazer melhor relativamente às carreiras profissionais da saúde, onde se incluem os farmacêuticos”, tendo-se, “em tão curto espaço de governação, resolvido uma pendência que era inaceitável e injusta de dignificação da sua carreira”.

Foi nesse contexto que foi instituída a carreira dos farmacêuticos no Serviço Regional de Saúde, de acordo com Bolieiro, que apontou ter sido melhorado também, com base na reivindicação da Ordem dos Farmacêuticos, a valorização da carreira por via do estatuto remuneratório.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights