São Paulo exige certificado de vacinação a funcionários públicos

4 de Janeiro 2022

O governo do estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil com 46 milhões de habitantes e o mais afetado pela pandemia, publicou esta terça-feira um decreto que obriga seus 570 mil funcionários a apresentarem certificado de vacinação contra a Covid-19.

O decreto determina que todos os servidores públicos ligados direta ou indiretamente ao governo ‘paulista’ ou aos órgãos da administração regional têm até ao próximo domingo para apresentar o atestado que comprova que já têm o ciclo completo de imunização (duas doses ou vacina em dose única).

O estado de São Paulo só vai admitir como exceção os funcionários públicos que apresentarem atestado médico no qual comprovem ter uma condição que contraindique a vacina.

“Quem violar o prazo estipulado no decreto estará sujeito a processo administrativo interno para eventual responsabilidade disciplinar”, refere-se numa nota divulgada pelo governo ´paulista´, que por enquanto não estabeleceu as possíveis sanções que serão impostas a quem não apresentar o certificado.

No plano privado, algumas empresas brasileiras já exigem o certificado de vacinação aos seus funcionários como condição para a manutenção do contrato e até demitiram sem pagar indemnização de quem recusou a vacina.

O Governo brasileiro, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, chegou a publicar um decreto a proibir as empresas privadas de exigirem o comprovativo de vacinação dos seus empregados, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o decreto e autorizou a exigência do comprovativo e a demissão de quem não o apresentasse.

A prefeitura de São Paulo, capital regional do estado de São Paulo e a maior cidade do Brasil, já exige o certificado de vacinação dos seus funcionários, mas até agora não solicitou a apresentação do documento às pessoas que entram nos edifícios públicos.

Os casos de pessoas que se recusam a vacinar-se são mínimos em São Paulo, estado em que, segundo dados oficiais, terá 96% dos adultos com o ciclo completo de imunização contra a Covid-19.

O Brasil é um dos países mais atingidos pela pandemia com cerca de 620 mil mortes provocadas pela Covid-19 e mais de 22,3 milhões de casos confirmados.

A Covid-19 provocou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights