Bélgica reduz período de isolamento para assintomáticos de 10 para 7 dias

5 de Janeiro 2022

A Bélgica vai reduzir o período de isolamento para pacientes assintomáticos com Covid-19 de 10 para sete dias, depois de as autoridades belgas terem definido na terça-feira uma série de mudanças em relação ao combate à pandemia.

As autoridades de saúde federais e regionais, reunidas numa conferência interministerial, também concordaram que aqueles vacinados com duas doses num máximo de cinco meses que tiveram em contacto de alto risco não serão mais obrigados a cumprir quarentena.

Também serão excluídos da realização do teste PCR em caso de contacto de alto risco, embora sejam recomendados a respeitar as “medidas preventivas”, incluindo o uso de máscara, o distanciamento e evitar estar com pessoas vulneráveis até 10 dias depois do contacto.

A quarentena de 10 dias vai permanecer em vigo para pessoas que receberam a segunda dose da vacina há mais de cinco meses e que ainda não receberam reforço, bem como para aqueles que não foram vacinados.

As novas medidas vão entrar em vigor no dia 10 de janeiro.

Um dos motivos para a redução do período de quarentena é a dificuldade de algumas empresas em funcionar com um número cada vez maior de pessoas sem poder ir ao local de trabalho.

Várias organizações, como a Federação belga de Empresas (FEB) e a organização flamenga para os trabalhadores independentes (Unizo), pediram nas últimas semanas que regras de quarentena fossem flexíveis devido ao receio de um aumento do absentismo.

Na próxima quinta-feira, a comissão de concertação do país vai reunir-se para analisar a situação sanitária e, em particular, a evolução da variante Ómicron e o seu impacto nos hospitais.

Também será decido se haverá ou não um maior relaxamento nas restrições.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights