Vacinação de crianças nos Açores deve arrancar dia 17 em regime de casa aberta

5 de Janeiro 2022

A vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos nos Açores deverá arrancar no dia 17 de janeiro, em regime de casa aberta, adiantou esta quarta-feira o secretário regional da Saúde.

“É possível que os pais que assim o entendam possam vacinar os filhos entre os 5 e os 11 anos. Isto acontecerá logo que cheguem as vacinas específicas para as crianças, que se prevê que cheguem no dia 17 destes mês. Logo que cheguem serão administradas pelas respetivas unidades de saúde”, disse aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

Segundo o secretário regional da Saúde, a vacinação das crianças nos Açores – a única região do país que ainda não tinha avançado com esta medida – será feita sem necessidade de marcação prévia e sem diferenciação entre idades.

“A vacinação das crianças é por casa aberta. Os pais que entendam dirigem-se ao respetivo centro de saúde. Podendo ser vacinados na hora, são vacinados na hora, senão é feito o agendamento”, apontou.

Clélio Meneses reiterou que a prioridade da região foi vacinar “os mais vulneráveis”, alegando que a vacinação das crianças ocorrerá numa altura em que já está a ser vacinada com a dose de reforço a faixa etária entre os 50 e os 64 anos.

Questionado sobre o número de crianças abrangidas nesta faixa etária, o secretário regional disse não ter “esse levantamento feito de forma precisa”, mas alertou para a baixa adesão noutras regiões do país.

“Não há muita adesão, de qualquer maneira vamos dar essa possibilidade para quem entender proceder a essa vacinação”, avançou.

Questionado sobre a possibilidade de a terceira dose da vacina contra a Covid-19 ser alargada a professores, à semelhança do que acontece no continente português, Clélio Meneses disse que não está prevista a inclusão deste grupo profissional nos grupos prioritários.

“O que está previsto é fazermos a inoculação da dose de reforço com critérios etários e com critérios etários vamos abranger professores e todas as outras profissões, porque somos confrontados todos os dias com representantes de todas as profissões a entenderem que aquela profissão é que é essencial e deve ser prioritária”, revelou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights