Livro e exposição sobre projeto POSITIVA(MENTE) apresentados amanhã no Estoril

19 de Janeiro 2022

O projeto POSITIVA(MENTE), que apoiou cerca de 90 seniores durante a pandemia, deu origem a um livro de contos infantis e a uma exposição que serão apresentados amanhã, às 18h, na Galeria de Arte do Estoril.

A parceria entre a Freguesia de Cascais e Estoril e a ESTIMA + permitiu avançar com este projeto na área do envelhecimento ativo em outubro de 2020. Desde então, foram diariamente apoiados cerca de 90 seniores dos Espaços Seniores da Freguesia Cascais e Estoril.

Recorrendo a ferramentas como o WhatsApp, o email e o Zoom, ou através do telefone e de cartas, foram enviadas semanalmente propostas de atividades abordando temas como a gratidão, a esperança, a resiliência, o otimismo e a felicidade.

Os sentimentos e as vivências destes seniores ao longo da pandemia de Covid-19 impulsionaram os trabalhos que estarão amanhã patentes na Galeria de Arte do Estoril, onde será, no mesmo dia, lançado o livro sobre o projeto, com o mesmo nome da exposição.

“No livro Histórias do POSITIVA(MENTE) os super-heróis são os seniores, os autores dos contos infantis que explicam às crianças conceitos como os da Gratidão, Otimismo, Resiliência, Autoestima, Autocuidado, Esperança, Perdão, entre outros. Mas esta é uma obra intergeracional, tendo as ilustrações sido feitas por crianças” do primeiro ciclo das escolas da freguesia, explica a nota enviada às redações.

O livro “é uma bonita viagem pelos momentos mágicos, vividos e partilhados por cerca de 90 seniores, dos Espaços Seniores da Freguesia Cascais e Estoril, que ao longo destes meses intensos de pandemia foram apoiados pelo projeto POSITIVA(MENTE)”, dinamizado por uma psicóloga clínica e uma animadora sociocultural e instrutora de chi kung, acrescenta a nota.

Esta publicação será distribuída gratuitamente.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights