Morre em Espanha homem mais velho do mundo prestes a completar 113 anos

19 de Janeiro 2022

O homem mais velho do mundo desde setembro de 2021, Saturnino de la Fuente, morreu terça-feira na sua residência na província espanhola de Leão, a menos de um mês de completar 113 anos, informaram fontes familiares à agência EFE.

Saturnino de la Fuente completaria mais um aniversário em 12 de fevereiro.

De acordo com o genro, Bernardo Marcos, De la Fuente morreu “cerca das 11 da manhã, logo após o pequeno-almoço, quando começou a respirar com intensidade e em poucos se apagou como uma vela”.

O espanhol recebeu em 10 de setembro de 2021, aos 112 anos e 211 dias, o reconhecimento do Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, depois de o porto-riquenho Emilio Flores ter morrido alguns dias antes com a mesma idade.

Emilio Flores e Saturnino de la Fuente disputaram, durante alguns meses, o título de homem mais velho do mundo, pois, apesar de o porto-riquenho alegar, sem documentação oficial de nascimento, ter nascido algum tempo antes.

Naquela época os bebés, às vezes, não eram registados ou havia erros na certificação.

No registo leonês, Saturnino de la Fuente aparece que nasceu em 12 de fevereiro de 1909, mas terá nascido em 08 de fevereiro, segundo recordou Bernardo Marcos.

De la Fuente foi registado quatro dias depois, um hábito na altura para evitar a burocracia se o bebé morresse, numa fase em que muitos recém-nascidos não sobreviviam.

O espanhol considerado o homem mais velho do mundo nasceu durante o reinado de Afonso XIII, viveu o período da ditadura de Primo de Rivera, viveu a Segunda República e sofreu a Guerra Civil.

Saturnino de la Fuente não lutou na guerra porque não estava preparado, mas interveio com a sua fábrica de calçado, para fazer botas para o Exército Nacional.

Com oito filhos, três deles já falecidos, o último em 2020 durante a pandemia da Covid-19, De la Fuente sobreviveu à gripe espanhola de 1918.

Também foi o primeiro homem a ser vacinado contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 na província de Leão.

Na sua longa vida, na qual viu o nascimento de 14 netos e 22 bisnetos, enganou a morte várias vezes.

O acidente mais grave aconteceu em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, quando Saturnino escapou à morte, por baixo de escombros, após a queda de um avião da Legião Condor na rua La Rúa de León.

Sapateiro de profissão, “Pepino”, como era conhecido pelos amigos, começou a trabalhar aos 13 anos numa fábrica onde passou mais de 30 anos.

Após o encerramento da empresa, estabeleceu-se no seu bairro natal, Puente Castro, onde morou durante muitos anos.

No bairro fundou um clube de futebol, o CD Puente Castro, que ainda está ativo e do qual é sócio honorário.

Os seus restos mortais vão ser enterrados na quarta-feira no cemitério de Puente Castro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights