Ordem dos Médicos questiona INEM sobre viaturas de emergência com “centenas de horas inoperacionais”

20 de Janeiro 2022

A Ordem dos Médicos questionou esta quinta-feira o presidente do Conselho Diretivo do INEM sobre as “centenas de horas inoperacionais” das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de que tomou conhecimento.

Em comunicado enviado às redações, a ordem revela que no passado mês de dezembro tomou conhecimento de que as VMER da Guarda, Covilhã e Castelo Branco estiveram centenas de horas inoperacionais em incumprimento da legislação em vigor.

“Esta situação é mais gravosa se tivermos em consideração o aumento de população nestas regiões por ocasião do Natal e Ano Novo e as inoperacionalidades nos mesmos períodos em várias zonas, impedindo a resposta em rede ou complementar”, lê-se na nota.

Miguel Guimarães já questionou o presidente do Conselho Diretivo do INEM, pedindo os mapas dos últimos seis meses das VMER de todo o país. O bastonário quer perceber o que conduziu ao agravamento da situação, bem como o que estão a fazer para restabelecer a normalidade.

A ordem disse estar preocupada com a notícia já estes serviços  têm permitido “salvar milhares de vidas” de doentes Covid e não-covid.

“A Emergência Médica Pré-Hospitalar representa uma área fulcral para o sucesso do nosso sistema de saúde e um garante de equidade e qualidade para a população de todo o território nacional. Desta forma, qualquer disrupção no funcionamento deste sistema pode ter consequências negativas e imprevisíveis na organização e resultados do Serviço Nacional de Saúde”, lembra Miguel Guimarães.

A legislação prevê que todos os Serviço de Urgência Polivalente têm de ter uma VMER em gestão integrada “não podendo ser posta em causa a operacionalidade do meio VMER, nem haver atraso na sua ativação, sendo esta da exclusiva responsabilidade do CODU do INEM”. Os Conselhos de Administração dos hospitais e das Administrações Regionais de Saúde são também responsáveis pela mobilização de recursos humanos para garantia das escalas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights