Podcast “Cancro sem Temor”: IPO do Porto esclarece direitos e benefícios dos doentes oncológicos

21 de Janeiro 2022

O quarto episódio do podcast do IPO do Porto “Cancro sem Temor” é lançado hoje com o título “Há Benefícios no Cancro. Como Assim?” para clarificar os direitos e benefícios dos doentes oncológicos.

Nesta conversa, abordando temas como o atestado multiuso, os apoios à família e ao cuidador informal e o direito ao esquecimento, procura-se esclarecer qual é a proteção dos doentes no quadro do Serviço Nacional de Saúde e da Segurança Social quando confrontados com o diagnóstico de uma doença oncológica.

O novo episódio reúne Esperança Silva, diretora do Serviço Social do IPO Porto, Ana Mafalda Baptista, técnica do Serviço Social da AAPC – Associação de Apoio às Pessoas com Cancro, e Andreia da Costa Andrade, jurista da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que falam de direitos e do que fazer quando estes são desrespeitados.

“Cancro sem Temor” é um projeto desenvolvido pelo IPO do Porto e dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

“Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela”, lê-se no comunicado de imprensa.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no  canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas Spotify e Apple Podcasts.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights