Açores aconselham voto entre as 18:00 e as 19:00 para confinados devido à Covid-19

25 de Janeiro 2022

A Autoridade de Saúde dos Açores aconselhou esta segunda-feira os eleitores em confinamento devido à Covid-19 na região a votarem no domingo para as eleições legislativas entre as 18:00 e as 19:00 locais, assegurando segurança no ato eleitoral.

Numa resposta à agência Lusa, o diretor regional da Saúde explicou que a intenção é “criar aos eleitores dos Açores as mesmas condições dos eleitores nacionais”, relativamente aos quais o Governo recomenda aquela hora para o voto dos eleitores em confinamento obrigatório devido à covid-19.

Assim, a Autoridade de Saúde “aconselha” quem está em isolamento devido à infeção por SARS-CoV-2 a votar entre as 18:00 e as 19:00 (mais uma hora em Lisboa), antes do encerramento das urnas.

“O presidente do Governo Regional dos Açores já disse que estão criadas condições para o voto em segurança e a Autoridade de Saúde tem a garantia, das autarquias e das entidades envolvidas no processo eleitoral, de que há condições para todos votarem em segurança”, afirmou Berto Cabral.

Na quinta-feira, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assegurou que estão reunidas condições na região para o exercício de voto nas legislativas nacionais por parte de eleitores em isolamento devido à Covid-19.

José Manuel Bolieiro referiu que estas “são as estratégias possíveis no quadro da lei eleitoral que se tem e que não foi possível alterar e adaptar às circunstâncias epidemiológicas”.

Também na quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma norma que contempla uma exceção para as pessoas em situação de confinamento obrigatório devido à Covid-19 poderem sair de casa em 30 de janeiro para votarem.

“O Governo recomenda que as pessoas que não estão confinadas votem no período entre as 08:00 e as 18:00 e as pessoas que estão em confinamento, e que nesse dia vão poder sair, exerçam o direito de voto entre as 18:00 e as 19:00”, disse a ministra da Administração Interna Francisca Van Dunem, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros

A ministra ressalvou que o Governo “não tem poderes para impedir as pessoas de votarem no horário que entenderem”, mas disse confiar no civismo que os portugueses têm demonstrado.

A norma de exceção foi aprovada pelo Governo após o parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) que concluiu que os eleitores sujeitos a confinamento obrigatório devido à Covid-19 podem votar presencialmente a 30 de janeiro para as eleições legislativas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights