Health Cluster Portugal defende criação de “Instituto SNS”, entidade autónoma

28 de Janeiro 2022

O Health Cluster Portugal (HCP) sugeriu esta quinta-feira a criação do Instituto SNS, uma nova entidade mais “autónoma, ágil e eficaz”, capaz de dar resposta aos desafios do SNS.

De acordo com o HCP é essencial rever a organização do SNS devido às pressões e desafios atuais “a que urge responder”. O Diretor Executivo do HCP detalha que “entre estes constrangimentos merecem destaque a elevada centralização do financiamento, a vulnerabilidade aos ciclos políticos, a reduzida flexibilidade operacional e a acumulação sistemática de défices que colocam em causa a sua sustentabilidade”.

Neste sentido, o HCP já está a desenvolver contactos para a criação do Instituto SNS. A nova entidade seria mandatada pelos Ministérios das Finanças e da Saúde e tendo como foco: a melhoria da gestão global do SNS; a experiência dos utentes (apoiando estratégias de prevenção e participação em saúde) e articulando o SNS com a oferta global do sistema de Saúde português, industrias da saúde e entidades do SCTN.

O HCP diz que com o aumento do envelhecimento populacional e a maior prevalência de doenças crónicas “é urgente encontrar uma nova resposta de gestão do SNS”.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a orientação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights