USF-AN propõe medidas para a melhoria dos cuidados de saúde dos utentes

28 de Janeiro 2022

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) apresentou esta sexta-feira “soluções técnicas ao Governo eleito”, com o objetivo de garantir a melhoria dos cuidados de saúde.

A USF-AN afirmou, hoje em comunicado, que “os cuidados de saúde primários são cuidados essenciais”, considerando, por isso, que “têm de estar acessíveis a toda a população sem constrangimento de qualquer natureza”. Para garantir que o novo governo não esquece a importância destas unidades, a associação propôs nove medidas para garantir a melhoria dos cuidados de saúde que são prestados aos doentes.

Entre as medidas propostas foi incluído o: aumento do número de USF, generalizando o modelo B, a melhoria das plataformas tecnológicas de apoio à prática clínica; a revisão da lista de utentes; o aumento da contratação de profissionais de saúde, a implementação da especialidade de enfermagem de saúde familiar, a aprovação do perfil de funções e competências dos secretários clínicos; a simplificação dos processos de trabalho e de interação com o utente; a melhoria da capacidade de prestação de cuidados domiciliários e a simplificação, maior transparência, flexibilidade e celeridade na aplicação dos incentivos institucionais auferidos pelas equipas, para efeitos de formação, melhoria das infraestruturas da unidade (instalações e equipamento), entre outras.

Segundo a USF-AN, estas medidas são “fundamentais para a garantia de uma prestação de cuidados de saúde com mais e melhor disponibilidade, segurança e acessibilidade para os cidadãos”.

Atualmente o país conta com 598 USF, envolvendo 11.098 profissionais (4010 médicos de família, 3994 enfermeiros de família e 3094 secretários clínicos) que prestam cuidados de saúde a 6.805.355 utentes (66% da população).

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights