Governo dos Açores vai acentuar “responsabilidade individual” na pandemia

5 de Fevereiro 2022

O Governo dos Açores vai “adequar” a região ao atual estado da pandemia de Covid-19, acentuando a "responsabilidade individual" e mitigando medidas, anunciou o titular da pasta da Saúde.

Clélio Meneses, que se reuniu em Ponta Delgada com especialistas em saúde pública, com a presença de profissionais de saúde da toda a região e grupos parlamentares, declarou, numa visita ao centro de testagem da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que “vão ser tomadas decisões nos próximos dias, no sentido de adequar as medidas ao atual estado da pandemia”.

As medidas a adotar “cada vez mais acentuam a responsabilidade individual”, a par da “mitigação de outras que, de alguma forma, constrangem as pessoas”, indicou o secretário regional da Saúde e Desporto.

O governante adiantou que vai ser possível alguma “alteração ao nível da testagem para aceder a eventos”, sublinhando que foi determinado pela União Europeia que os voos oriundos do estrangeiro deixam de estar sujeitos a teste à Covid-19, bastando um certificado de vacinação válido ou de recuperação da doença.

Segundo Clélio Meneses, o “número imenso de casos (nos Açores) não corresponde à gravidade da doença, havendo, em termos de internamentos, 0,4 % de internados e em cuidados intensivos 0,04%”.

“Se tivéssemos a mesma proporção de internamentos que tínhamos há um ano, havia mais de 700 internamentos e em cuidados intensivos 256 pessoas”, frisou o responsável pela Saúde.

Meneses salvaguardou que isto “significa que há que orientar os recursos para o que é verdadeiramente importante”, ou seja, “os que precisam de cuidados hospitalares ou médicos”.

Clélio Meneses disse que 99,6% “não necessitam de cuidados hospitalares e grande parte estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros”.

O secretário regional referiu que a plataforma informática para a Covid-19, desenvolvida pelo Governo dos Açores, está a gerar a declaração de isolamento profilático nos casos positivos e o registo de autoteste, o que permitiu dar resposta a 25 mil pessoas que “não sobrecarregaram o sistema regional de Saúde”.

Clélio Meneses afirmou que estão já a ser ultimadas, devendo arrancar na próxima semana, outras duas modalidades na plataforma informática relativas a declarações de isolamento para os coabitantes e alta automática para assintomáticos ao quinto dia após a identificação da infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.

O secretário regional da Saúde e Desporto considerou, por outro lado, que “ainda é cedo fazer a declaração que está tudo normal” e que os Açores “têm estado resguardados naquilo que é o impacto severo da pandemia, com menos óbitos por casos e habitantes”.

“Obviamente que há um aumento de casos, mas ainda temos capacidade instalada na região”, disse.

Clélio Meneses adiantou ainda que a vacinação para maiores de 18 anos vai ser antecipada para segunda-feira e que se “está naquele ponto de começar a preparar a fase que prescinde de todas as restrições”, em harmonia com o aconselhamento dos especialistas de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights