Infeções e isolamento de motoristas afetam operação da STCP

5 de Fevereiro 2022

O número de casos de Covid-19 e de motoristas em isolamento profilático na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) afetou a operação, especialmente na semana passada, adiantou a empresa à Lusa.

Em resposta escrita à Lusa, a empresa diz que, “tal como se verificou em diversos setores de atividade, a operação da STCP também foi afetada por casos confirmados com resultado positivo à SARS-CoV-2 ou em isolamento profilático”.

Na semana passada, “considerada a mais gravosa na empresa, o número de motoristas nestas condições rondava os 10%”, atingindo assim um pico desde o início da pandemia de Covid-19.

Esses números têm “reduzido consideravelmente” esta semana, detalha a informação remetida.

Durante esse período crítico, “a empresa fez um enorme esforço”, contando com “a disponibilidade dos seus colaboradores para colmatar as falhar de viagens com recurso a trabalho extra, o que foi conseguido em muitas das situações, mas não em todas, havendo algumas falhas que não foram possíveis de ser ultrapassadas”.

“A STCP alertou os seus clientes para esta situação, sugerindo a utilização das diferentes ferramentas que disponibilizam a informação da operação da empresa em tempo real, para tentar, desta forma, minimizar os impactos no dia-a-dia dos passageiros”.

Esta empresa assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.127 pessoas e foram contabilizados 2.843.029 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conselho de Ética recomenda criopreservação de embriões sobrantes

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomenda, num parecer hoje divulgado, a criopreservação (congelação) de embriões sobrantes, “sem projeto parental”, mas defende a “máxima redução” da criação destes embriões com as tecnologias reprodutivas.

Alterações climáticas podem matar até 14,5 milhões até 2050

As consequências das alterações climáticas como inundações, secas e ondas de calor podem causar até 14,5 milhões de mortes até 2050, indica um relatório divulgado esta quinta feira nas vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza, assinalado no domingo.

Mais de 20 mortos em 24 horas devido a onda de calor em Marrocos

Vinte e uma pessoas morreram em 24 horas numa cidade do centro do Marrocos, devido a uma nova onda de calor que atingiu o país, que atravessa o seu sexto ano consecutivo de seca, declarou esta quinta feira o Ministério da Saúde marroquino.

Estudo revela que idosos sofrem sobretudo violência psicológica e financeira

Um estudo académico sobre violência contra idosos, feito no período pré-pandemia de Covid-19, com residentes domiciliares no município de Coimbra, demonstra que esta população é, sobretudo, vítima de violência psicológica e financeira, sendo os agressores maioritariamente familiares.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights