Madeira com 85% da população em todos os concelhos com vacinação completa

6 de Fevereiro 2022

O secretário da Saúde da Madeira afirmou este sábado que 85% da população em todos os concelhos da região já tem vacinação completa, o que justifica aliviar de restrições e permitirá “continuar a aliviar” as medidas.

Pedro Ramos falava numa conferência de imprensa convocada para esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a última recomendação do executivo madeirense que aliviou as restrições, uma resolução tomada a 30 de janeiro.

Entre outras medidas, o executivo madeirense (PSD/CDS) acabou com a obrigatoriedade de testagem maciça semanal da população para acesso a espaços públicos e privados.

“Todos os concelhos já ultrapassaram os 85% da vacinação completa, o que tem permitido que a região continue a sua retoma diária das atividades, com medidas de restrição cada vez mais diminutas e muito próximo de uma vida normal”, afirmou.

O responsável admitiu que “num futuro muito próximo se possa a aliviar ainda mais as medidas de contenção”, se a evolução da pandemia continuar a ser favorável.

Pedro Ramos mencionou que a nova variante da Ómicron “teve impacto muito superior às anteriores, permitiu a disseminação na população, mas teve um impacto reduzido, porque população está vacinada, e uma menor pressão no serviço de saúde”.

“Não vamos desistir agora, vamos continuar a vacinar e testar quando necessário”, sublinhou, reforçando que” o resultado de vacinação massiva permite que a Madeira apresente para a Covid-19 uma taxa de letalidade de 0,2% e de mortalidade de 0,08%”.

Na Madeira, indicou, “90% da população está com vacinação iniciada, 89% com vacinação completa e 46% com reforço”.

Na faixa etária dos 12 aos 17 anos, 91% dos jovens têm a vacinação iniciada e 89% completa, enquanto 30% das crianças entre os cinco e os 11 anos já começou o processo vacinal e 18% já o completou.

O responsável realçou que as dúvidas relacionadas com as novas recomendações surgiram “em áreas sensíveis, como a Educação e Social”, numa altura em que vigora ainda a situação de contingência”.

Pedro Ramos esteve nesta conferência de imprensa com os secretários da Educação e Desporto, Jorge Carvalho, e da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, que complementaram as informações nas respetivas tutelas.

“Na área da Educação e do Desporto, as crianças não têm constrangimentos de nenhuma espécie, podendo frequentar todas as atividades escolares e extracurriculares e inclusive os contactos já não fazem isolamento”, salientou o secretário da Saúde.

Pedro Ramos acrescentou que, “a nível do Desporto, os que não tiverem esquema de vacinação iniciada têm de fazer o teste antigénio semanal, a expensas próprias”, podendo frequentar essas atividades se tiverem começado o processo vacinal.

O secretário adiantou que, na área social, que compreende as estruturas residências para idosos, “não há constrangimentos para quem tem esquemas vacinal completo ou iniciado”, vincando que “100% da população nos lares está vacinada”.

O Governo da Madeira também deixou de divulgar o boletim diário sobre a situação epidemiológica, passando a difundir um relatório mensal.

De acordo com os dados anunciados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a Região Autónoma da Madeira soma desde o início da pandemia 67.216 infeções e 170 mortes nas últimas 24 horas.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.171 pessoas e foram contabilizados 2.884.540 casos de infeção, segundo dados de hoje da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights