Genéricos geraram poupança de 479 milhões de euros às famílias e ao Estado em 2021

8 de Fevereiro 2022

O ano de 2021 foi o ano que “gerou mais poupança com a dispensa de medicamentos genéricos nos últimos 11 anos”, segundo dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN). No ano passado, as famílias e o Estado tiveram uma poupança de 479 milhões de euros.

De acordo com os dados do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), e do contador online no site da APOGEN, lançado em 2020 através de uma parceria entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN), a dispensa de medicamentos genéricos (MG) geraram em 2021 uma poupança de 479 milhões, mais 16,6 milhões do que em 2020.

A presidente da APOGEN, Maria do Carmo Neves afirma que “2021 foi o ano que gerou mais poupança com a dispensa de MG nos últimos 11 anos”. A dirigente admite que “apesar de se prever o crescimento da carga de doença crónica a longo prazo, é expectável a geração de mais poupança com o surgimento de novos MG, demonstrando o importante contributo social destes medicamentos no maior acesso à saúde, através de terapêuticas de elevada qualidade, eficácia e segurança”.

“Este é se prever o crescimento da carga de doença crónica a longo prazo, é expectável a geração de mais poupança com o surgimento de novos MG, demonstrando o importante contributo social destes medicamentos no maior acesso à saúde, através de terapêuticas de elevada qualidade, eficácia e segurança”, sublinha.

Já do lado das farmácias comunitárias, Ema Paulino, presidente da ANF garante que sempre foi compreendida a importância dos MG para a sustentabilidade do SNS, bem como para a economia das famílias. “Continuaremos, como sempre estivemos, ao lado das pessoas e a defender o seu acesso a medicamentos efetivos e seguros, de forma sustentável. Estamos disponíveis para colaborar com a tutela no desenvolvimento de modelos de incentivos para que a rede possa ir mais longe nesta missão”.

O contador do valor da poupança alcançada com os MG pode ser consultado, em tempo real, no site da APOGEN.

Segundo a Health Market Research (hmR), em 2021, foram dispensados cerca de 92 milhões de embalagens de MG nas farmácias comunitárias a utentes do SNS, o que corresponde a um crescimento de 4,4% face ao ano anterior.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights