Medicamentos genéricos geraram poupança de 479 milhões de euros em 2021

9 de Fevereiro 2022

Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias permitiram ao Estado e às famílias uma poupança superior a 479 milhões de euros em 2021, mais 16,6 milhões face a 2020, indicam dados divulgados esta quarta-feira por associações do setor.

Os números do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), divulgados em comunicado pela Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) e pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), indicam também que este ano a poupança associada aos medicamentos genéricos já ultrapassa os 48 milhões de euros.

No total, entre 2011 e 2021, os medicamentos genéricos (MG) já permitiram ao país poupar 4.770 milhões de euros, referem os dados do CEFAR e do contador online no site da APOGEN, lançado em 2020 através de uma parceria entre a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares.

A presidente da APOGEN, Maria do Carmo Neves, salienta, citada no comunicado, que “2021 foi o ano que gerou mais poupança com a dispensa de medicamentos genéricos nos últimos 11 anos”.

Maria do Carmo Neves defende ainda que “este é o tempo para, em colaboração com o Ministério da Saúde, rever o regime de fixação e atualização de preços dos medicamentos não protegidos por patente, para assegurar a viabilidade da comercialização de medicamentos essenciais”.

A presidente da ANF, Ema Paulino, afirma, por seu turno, que “as farmácias compreenderam, desde a primeira hora, a importância dos MG para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e para a economia das pessoas”.

O contador do valor da poupança alcançada com os MG pode ser consultado, em tempo real, no site da APOGEN em: https://apogen.pt.

Segundo a Health Market Research (hmR), em 2021, foram dispensados cerca de 92 milhões de embalagens de genéricos nas farmácias comunitárias a utentes do SNS, um crescimento de 4,4% face ao ano anterior.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights