Beira Baixa investe 145 mil euros na eliminação de ninhos da vespa asiática

14 de Fevereiro 2022

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) lançou esta segunda-feira um concurso público, no valor de 145 mil euros, para aquisição de serviços para eliminação de ninhos de vespa velutina nos seis concelhos que a integram.

“O lançamento a concurso para prestação de serviços para eliminação da vespa [publicado em Diário da República] é de facto um esforço que a CIMBB faz relativamente também aos apoios que são disponibilizados através dos fundos comunitários e do Orçamento do Estado, essencialmente para tentar mitigar o efeito do alargamento da praga”, afirmou à agência Lusa o presidente da CIMBB, João Lobo.

O lançamento do concurso público para a aquisição de serviços para a eliminação de ninhos da vespa velutina foi publicado hoje em Diário da República e tem um valor base de 145 mil euros.

O prazo inicial de execução do contrato é de 450 dias e a verba disponibilizada tem origem numa candidatura que a CIMBB fez ao Fundo Ambiental.

“Os concelhos mais afetados dentro da comunidade são Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Idanha-a-Nova e Penamacor já têm a presença da vespa, mas ainda com poucos ninhos”, sublinhou.

O presidente da CIMBB realçou ainda que o esforço para combater a presença da vespa asiática tem que ser articulado, sobretudo com os apicultores.

“Têm-se feito ações de formação no sentido de perceber as formas de a combater [vespa velutina] e perceber o comportamento da espécie no sentido de tentar diminuir e mitigar os seus efeitos. Estamos a falar de uma praga. A situação já é preocupante”, sustentou.

João Lobo referiu que este é um momento importante para tentar condicionar a expansão da vespa asiática, visto que elas estão ainda hibernadas.

“Esta prestação de serviços [aquisição em concurso público] tem a ver com a capacidade de intervenção”, concluiu.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights