Habitantes de Figueira de Castelo Rodrigo têm consultas de especialidade gratuitas no sábado

14 de Fevereiro 2022

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vai receber, no sábado, a iniciativa “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo”, que disponibiliza consultas gratuitas de várias especialidades à população.

A iniciativa é realizada pela Fundação Álvaro Carvalho, em colaboração com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Carlos Condesso.

Segundo a autarquia, na “jornada assistencial” denominada “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo” participam 35 médicos de 23 especialidades, que irão dar consultas gratuitas à população.

“Esta iniciativa social contempla utentes identificados pelo Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo que serão acompanhados por médicos especialistas da zona de Lisboa, Porto e também do distrito da Guarda”, explicou o município em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, naquele dia, as consultas irão decorrer entre as 09:00 e as 13:00, sendo divididas entre o Centro de Saúde e o Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo.

“As especialidades médicas desta iniciativa dividem-se entre medicina interna, diabetologia, cirurgia geral, cardiologia, dermatologia, pneumologia, hematologia, gastroenterologia, neurologia, reumatologia, infecciologia, pediatria médica, cardiologia pediátrica, ginecologia, cirurgia vascular, cirurgia maxilofacial, estomatologia, urologia, cirurgia cardíaca, neurorradiologia, oftalmologia, ortopedia e medicina física e de reabilitação”.

Durante a ação “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo”, “serão ainda realizados, se necessário, exames complementares de diagnóstico como eletrocardiogramas, ecocardiogramas e ‘doppler’ das pernas e eventualmente das carótidas”.

“Com o objetivo de dar a conhecer o concelho a estes profissionais de saúde, foi criado um roteiro onde estão previstas visitas ao património natural e edificado do concelho, contemplando também uma visita às Amendoeiras em Flor”, rematou o município.

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo situa-se “no quadrante nordeste de Portugal, em pleno coração da região do Ribacôa”, e possui 5.150 habitantes, de acordo com os censos de 2021, segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal na sua página oficial da internet.

O município limita com os concelhos de Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta e, a leste, faz fronteira com a província espanhola de Salamanca.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights