Estudo revela crenças falsas dos professores sobre a aprendizagem dos alunos surdos

16 de Fevereiro 2022

Um estudo realizado por investigadores portugueses e suecos revela crenças falsas dos professores sobre a aprendizagem dos estudantes surdos. Estes acreditam que os alunos com disfunção auditiva possuem “um tipo de visualidade acrescida”.

O estudo “Unveiling teachers’ beliefs on visual cognition and learning styles of deaf students: a Portuguese-Swedish Study”, publicado na Plos One, analisou a perceção de professores portugueses e suecos sobre a aprendizagem dos alunos surdos.

De acordo com uma das investigadoras portuguesas, Filipa Rodrigues, “os nossos dados permitiram-nos conhecer as crenças dos professores acerca da possibilidade de um tipo de visualidade acrescida nos alunos surdos e dos benefícios nos processos de perceção e cognição se houver um forte investimento no estilo visual de aprendizagem”.

Os autores do estudo revelam que a A prevalência de falsas crenças nos designados estilos de aprendizagem (learning styles) é semelhante entre os dois países, sendo que um dos preditores encontrados surge entre os profissionais com mais anos de experiência de ensino junto de alunos surdos.

Por outro lado, o estudo verificou a proximidade destes profissionais de ensino na perceção do desfasamento no progresso escolar dos estudantes surdos e no reconhecimento de dificuldades mais acentuadas na manutenção da atenção e concentração na sala de aula.

O trabalho de investigação foi realizado pela Universidade Católica Portuguesa e Stockholm University.

PR/HN/Vaishaly Camões

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