Sindicato de enfermeiros acusa Hospital Amadora-Sintra de não compensar trabalho extra

16 de Fevereiro 2022

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) acusou esta terça-feira administração do Hospital Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) de estar a prejudicar centenas de profissionais ao não compensar o trabalho extra com folgas complementares.

“O Hospital não está a compensar o trabalho extra que centenas de enfermeiros, de vários serviços, efetuam em dia de descanso semanal obrigatório. A instituição não atribui a folga complementar equivalente às horas de descanso em falta e que, de acordo com a lei, deve ser gozada num dos três dias úteis seguintes à prestação do trabalho extraordinário”, alerta o Sindepor, em comunicado.

Na nota, o Sindepor sublinha que “esta ilegalidade, de não atribuição de descanso complementar, já remonta ao ano passado e está a gerar grande indignação” entre os profissionais de enfermagem, nomeadamente dos serviços de urgência de obstetrícia, ginecologia, urgência pediátrica e urgência geral.

“Face ao acumular de queixas, o serviço jurídico do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal – Sindepor enviou uma carta registada, com aviso de receção, à Direção de Recursos Humanos do hospital, em meados de dezembro de 2021, mas até ao momento não obteve resposta a essa missiva”, acusa o sindicato.

Contudo, questionada pela agência Lusa, fonte oficial do Hospital Amadora-Sintra assegurou que “respondeu à carta remetida pelo Sindepor” e que “se mantém disponível para dialogar com todos os sindicatos que representam os grupos profissionais que integram as equipas do hospital”.

“As situações pontuais reportadas ao Serviço de Recursos Humanos, e referidas pelo Sindepor, foram prontamente resolvidas, estando o HFF a diligenciar as alterações informáticas necessárias para prevenir que episódios idênticos se repitam no futuro, no estrito cumprimento da legislação em vigor e dos interesses dos seus profissionais”, declarou a mesma fonte.

O Hospital Doutor Fernando da Fonseca serve atualmente cerca de 550 mil utentes dos concelhos da Amadora e de Sintra, no distrito de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights