Barcelos e Esposende unidos para lutar por um novo hospital

17 de Fevereiro 2022

As câmaras de Barcelos e Esposende equacionam assinar um protocolo de colaboração “alargado”, para a prossecução de projetos comuns, à cabeça dos quais um novo hospital a instalar no primeiro daqueles concelhos, foi esta quarta-feira anunciado.

A definição de novas zonas industriais, numa lógica de fomento do desenvolvimento económico, e a dinamização e fruição do rio Cávado são outros pontos que aqueles dois municípios do distrito de Braga poderão “atacar” em conjunto.

O anúncio foi feito no final de uma reunião, em Barcelos, que sentou à mesa os presidentes das câmaras dos dois concelhos.

“Penso que, com a eleição de Mário Constantino (PSD) para a presidência da Câmara de Barcelos, esta é uma oportunidade única para estreitarmos laços entre os dois municípios, com ganhos claros para as populações”, referiu o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, também social-democrata.

A principal luta será a construção de um novo hospital em Barcelos, que serve também o concelho de Esposende.

Um processo que se arrasta desde 2007, quando o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

Na campanha eleitoral para as últimas Legislativas, o PS anunciou que o Governo, através do Plano Plurianual de Investimentos 2021/2030 do Ministério da Saúde, prevê um investimento total de 95 milhões de euros na execução do novo hospital.

Acrescentava que, até final de maio a Administração Regional de Saúde do Norte conta receber o novo programa funcional, “iniciando depois disso os procedimentos necessários à instrução de uma candidatura enquadrável no novo programa operacional regional 2021/2030”.

Embora sublinhe que não encontra “suporte em nenhuma documentação” que garanta o financiamento, o presidente da Câmara de Barcelos diz acreditar que “estão a começar a ser reunidas as condições” para que o novo hospital seja uma realidade.

“Não vamos dar descanso, tudo faremos para termos o assunto em cima da mesa, porque o novo hospital é uma necessidade absoluta”, referiu Mário Constantino.

Em julho de 2018, na Assembleia da República, foram aprovados, por todos os grupos parlamentares, quatro projetos de resolução que pugnavam pela construção de um novo hospital público em Barcelos.

Os documentos descrevem o atual hospital como “uma estrutura física antiquada, funcionalmente desequilibrada e desarticulada”, que “está longe de dispor das condições apropriadas para prestar cuidados de saúde de acordo com os melhores padrões de qualidade e segurança do Serviço Nacional de Saúde”.

A funcionar num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia, o Hospital de Barcelos dá resposta a 154 mil habitantes daquele concelho e de Esposende.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights