Lar de idosos em Coruche ampliado em obra de de 1,4 milhões de euros

10 de Agosto 2022

As obras de ampliação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa, em Coruche, orçadas em 1,4 milhões euros, foram esta terça-feira inauguradas, permitindo mais 25 utentes na unidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Coruche (distrito de Santarém), Francisco Oliveira, salientou a importância da obra “num concelho muito disperso e com uma população muito idosa”.

“Estes equipamentos sociais fazem muita falta. Tanto assim é que o facto de não existirem no concelho lares suficientes, e até no país, leva a que haja algumas estruturas destas clandestinas ou que não estão legalizadas ou licenciadas para o efeito”, sublinhou.

De acordo com o autarca, a Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa tem três valências, nomeadamente centro de dia, apoio domiciliário e lar.

Francisco Oliveira (PS) adiantou que a associação fez uma candidatura ao programa PARES (que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental) para a ampliação da estrutura residencial, que foi aprovada.

“Tendo em conta que o programa não apoiou toda a obra, a câmara municipal também apoiou com 130 mil euros ao nível do edificado e também faz apoio financeiro corrente”, disse Francisco Oliveira, salientando que as associações de apoio social estão a “passar grandes dificuldades com o aumento dos custos energéticos, dos combustíveis e aumentos com encargos de pessoal”.

De acordo com o autarca, há um conjunto de outras estruturas de apoio social que têm intenção de ampliar ou construir de raiz estruturas residenciais para pessoas idosas.

“A própria câmara municipal tem uma candidatura aprovada para a construção de uma outra Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) na freguesia, na localidade da Fajarda, ainda este ano”, anunciou.

Francisco Oliveira salientou que a pandemia veio demonstrar “com maior evidência” a necessidade “destas estruturas para apoiar a pessoa idosa”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights