Prémio Bial de Biomedicina distingue trabalho precursor de vacinas contra a Covid-19

18 de Fevereiro 2022

O Prémio Bial de Biomedicina 2021 foi atribuído a um estudo pré-clínico de uma vacina contra o vírus Zika baseada na tecnologia genética de ARN mensageiro, atualmente utilizada em duas vacinas para a Covid-19, foi hoje divulgado.

O estudo, publicado em 2017, foi conduzido por uma equipa liderada pelo imunologista norte-americano Drew Weissman, que inclui a bioquímica húngara Katalin Karikó, vice-presidente da BioNTech e autora da patente na qual se baseia a vacina contra a Covid-19 criada em conjunto pela empresa biotecnológica alemã e a farmacêutica norte-americana Pfizer.

O Prémio Bial de Biomedicina, no valor de 300 mil euros, é concedido pela Fundação Bial, que distingue, desta forma, um trabalho na área biomédica que tenha sido publicado após 01 de janeiro de 2012 e que traduza resultados de “excecional qualidade e relevância científica”.

A equipa de Drew Weissman testou com êxito a eficácia de uma vacina de ARN mensageiro (ARNm) contra o vírus Zika em ratos e macacos.

Hoje, a tecnologia de ARNm (molécula responsável pela transferência de informações do ADN para a região interna da célula, o citoplasma) é usada nas vacinas dos laboratórios Pfizer e Moderna contra o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a doença respiratória Covid-19.

Enquanto as vacinas tradicionais “usam frequentemente vírus modificados para provocar uma reação no sistema imunológico”, a tecnologia testada pela equipa de Drew Weissman, que leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, usa um ARNm sintético “para permitir que o organismo se prepare para se defender” do agente infeccioso, explica em comunicado a Fundação Bial, que tem o nome da farmacêutica portuguesa.

Segundo a mesma nota, o ARNm sintético “faz com que as próprias células do corpo sintetizem uma proteína viral que estimula a resposta imunológica do corpo”.

No caso do SARS-CoV-2, o ARNm sintético vai “copiar” a proteína da espícula, a que permite ao vírus entrar nas células humanas.

“Esta espécie de cópia não é nociva como o vírus, mas é suficiente para desencadear uma reação das células do sistema imunológico, o que cria uma defesa vigorosa no organismo”, adianta o comunicado da Fundação Bial.

A nota salienta que o sucesso das vacinas contra a Covid-19 assentes na tecnologia de ARNm se deve, “em grande parte”, ao trabalho antecessor de Drew Weissman, Katalin Karikó e Norbert Pardi, que também assina o artigo científico premiado, que conseguiram fazer o “sequenciamento exato” do ARN e “criar uma vacina que protege a sequência do ARN dentro de uma nanopartícula composta por lípidos, que permitiu que o ARN fosse absorvido pelas células de forma muito mais eficiente”.

Em declarações telegráficas à Lusa, o imunologista norte-americano Drew Weissman disse que as vacinas de ARNm contra a Covid-19 “estão a tornar-se mais potentes” e que, “possivelmente, no futuro, uma única imunização pode ser suficiente e os reforços não serão necessários”.

Drew Weissman reconheceu que o trabalho que liderou, agora reconhecido pela Fundação Bial, não teve continuidade, assinalando que “o esforço para desenvolver uma vacina contra o Zika foi bastante reduzido” com o fim da epidemia com este vírus.

Contudo, realçou a “enorme potencialidade” da tecnologia de ARNm para “muitas doenças infecciosas, autoimunes e cancro”.

“Continuamos a desenvolver outras vacinas, incluindo para VIH/sida, gripe, hepatite C, C.diff [infeção bacteriana que causa diarreia grave e inflamação intestinal], malária, tuberculose”, elencou.

A Fundação Bial foi criada em 1994 pela farmacêutica com o mesmo nome e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e tem por missão “incentivar o estudo científico do ser humano”.

O Prémio Bial de Biomedicina é concedido em anos ímpares, tendo a primeira edição ocorrido em 2019.

O júri da edição de 2021 foi presidido pelo neurocientista Ralph Adolphs, professor de psicologia, neurociências e biologia no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights