Cerca de 600 migrantes resgatados em dificuldades na costa italiana

22 de Fevereiro 2022

Cerca de 600 migrantes foram resgatados durante a madrugada de hoje em alto mar, a cerca de 100 km da Calábria, anunciou a guarda costeira italiana, adiantando ter também recuperado um cadáver no mar.

Um grande navio, o ‘Diciotti’, juntamente com três lanchas da guarda costeira, ajudaram a resgatar 573 migrantes “em dificuldades, a bordo de dois barcos de pesca sobrecarregados, que estavam à mercê das ondas, em condições meteorológicas adversas que se prevê poderem agravar nas próximas horas”, explicaram as autoridades, em comunicado hoje divulgado.

O resgate foi realizado na área de competência italiana (SAR, busca e salvamento) pelas lanchas que transferiram os migrantes para o ‘Diciotti’.

“Entre os resgatados conta-se uma pessoa que, segundo os migrantes, já estava morta há vários dias”, refere o comunicado.

Entre os migrantes estão ainda 59 menores, muitos dos quais desacompanhados, bem como uma pessoa cuja condição médica levou a uma transferência urgente para terra.

O ‘Diciotti’ dirige-se agora para o porto siciliano de Augusta, onde serão desembarcados os migrantes, conclui o comunicado.

O frio e o mau tempo no mar não parecem ter desencorajado os migrantes que tentam chegar à Europa por via marítima, tendo sido já contabilizados 10.570 desde o início do ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Pelo menos 229 morreram durante a tentativa.

Somando ao número de migrantes que chegaram à Europa por rotas terrestres, a OIM estima que tenham entrado no continente pelo menos 11.986 migrantes desde 01 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

HuBB: Novas regras no SNS ameaçam acesso universal à saúde

A ONG Humans Before Borders (HuBB), manifesta-se preocupada com as recentes alterações legislativas no SNS Serviço Nacional de Saúde (SNS), introduzidas pelos Despachos n.º 14830/2024 e n.º 40/2025 denunciando o impacto que a legislação alterada possa ter no acesso universal à saúde, especialmente para migrantes e cidadãos estrangeiros em situações vulneráveis

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights